Abaixo listamos algumas das que tradicionalmente mais caem:
Como trabalhar na defensoria pública Para ser defensor público, seja estadual ou federal, é preciso: Ser bacharel em Direito. Ter passado na prova e obtido o registro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Comprovar experiência jurídica (o tempo varia a cada edital, normalmente é de três anos)
Quanto ganha um advogado público? O salário do advogado público pode variar de acordo com o estado ou se ele é da esfera federal. Para defensor público federal, o salário inicial é de R$ 16.
Em outras palavras, é dever do Estado, através da Defensoria Pública, garantir assistência jurídica integral e gratuita àqueles que não podem custeá-la. ... Isso significa muito mais do que o direito a assistência judicial, abrangendo a defesa, em todas as esferas, dos direitos dos necessitados.
Ele nada mais é do que um advogado, pago pelo governo do estado para defender (de graça) os interesses daqueles que não tem condições financeiras de arcar com os custos de um advogado particular. Mas que também defende qualquer cidadão em casos de emergência.
O Defensor Público orienta as partes em conflito, procurando a conciliação dos interesses, evitando, assim, que seja necessário se recorrer à Justiça. Além de representar uma solução mais rápida, a Conciliação evita que o caso vá ao Judiciário.
As Defensorias Públicas são instituições autônomas e independentes que exercem a função de orientação jurídica, promoção dos direitos humanos e defesa dos direitos individuais e coletivos em todos os graus (judicial e extrajudicial) de pessoas necessitadas, de forma integral e gratuita.
Quem necessita de orientação jurídica, dar entrada em uma ação judicial, defender um processo ou resolver um acordo extrajudicial pode procurar pela Defensoria Pública Estadual. A lei garante que ter acesso a um advogado gratuitamente é um direito, especialmente para quem não tem renda.