Avaliação de pacientes com ascite refratária. De acordo com os critérios do International Ascites Club, a ascite refratária é definida como “ascites que não podem ser mobilizadas ou cuja recidiva precoce (ou seja, depois de paracentese de grande volume) não pode ser satisfatoriamente evitada pela terapia médica”.
A peritonite bacteriana espontânea (PBE) é uma infecção do líquido ascítico sem uma fonte aparente. Manifestações podem incluir febre, mal-estar e sintomas de ascite e agravamento da insuficiência hepática. O diagnóstico é por meio de exame do líquido ascítico. O tratamento é com cefotaxima ou outro antibiótico.
Já com o aparecimento das complicações, tais como o aparecimento de varizes no esôfago, acumulo de fluidos no estomago (ascites), peritonites bactérial espontânea, encefalopatia, etc., a expectativa de vida pode ficar em poucos anos, entre 2 e 4 anos.
A cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas.
A cirrose compensada não apresenta sintomas que afetem a qualidade de vida do individuo. A descompensação acontece quando da repetição de episódios de ascites (conhecida como barriga de água pela acumulação de fluido no abdome), varizes sangrando no esôfago até finalmente episódios de encefalopatia hepática.
Cirrose hepática descompensada: Pode apresentar um quadro clínico rico em achados físicos e queixas, como: icterícia; prurido; distensão abdominal por ascite; edema de membros inferiores; diarreia; e queixas relacionadas a complicações da doença, como manifestações de sangramento gastrintestinal (hematêmese, ...
Uma dieta saudável é útil para qualquer pessoa, mas é essencial se a pessoa tem um fígado com cirrose. Alimentos como frutas, legumes, grãos integrais e proteínas de tipos adequados e em quantidades adequadas são recomendados, devendo evitar alimentos gordurosos, mas existe total proibição de bebidas alcoólicas.
Abuso de bebidas alcoólicas, infecções crônicas pelos vírus das hepatites B, D e C, uso crônico de determinados medicamentos. Essas são algumas das principais causas da cirrose, forma avançada da doença hepática.