crossorigin="anonymous">
MTE – Afinal, quais são as atribuições do Ministério do Trabalho e Emprego? Após as últimas eleições, discussões sobre o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e sua possível extinção, ou incorporação em nova pasta, estão em alta.
O registro profissional de jornalista, conhecido informalmente como MTb, continua existindo e é essencial para garantir os direitos relativos à nossa profissão. ... É o documento legal que garante o reconhecimento do jornalista profissional, assim como possibilita o acesso aos direitos específicos da categoria.
A sigla quer dizer Delegacia Regional do Trabalho, mas também tem é conhecida como Documento de Registro Técnico. É um registro junto ao Ministério do Trabalho requerido para exercer profissões regulamentadas por lei.
O MTBE (Ministério do Trabalho e Emprego) é o registro profissional de certas categorias de trabalhadores, inclusive para os Jornalistas, que relaciona os dados do profissional ao Ministério do Trabalho, gerado por um número de identificação. Antes chamado de DRT (Delegacia Regional do Trabalho) hoje MTBE ou MTB.
Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) Para tirar o DRT pelo MTE é necessário entrar no site http://sirpweb.mte.gov.br/sirpweb/principal.seam e preencher a solicitaçāo de registro profissional. Será obrigatória a apresentaçāo de uma via impressa e assinada.
R$ 600,00
O número registrado na carteira profissional indica que você é um profissional habilitado para exercer função específica. O registro pode ser um carimbo na carteira de trabalho, uma carteirinha específica, geralmente emitida pelo sindicato da categoria, ou ainda em formato digital, que você pode imprimir e plastificar.
Caso queira tirar um DRT específico, como Editor de VT, Cinegrafista e etc, existem duas opções: A primeira é fazendo um curso técnico, no Senac por exemplo. A segunda e mais utilizada por profissionais do meio, é juntando uma série de documentos que comprovem a sua experiência na área de solicitação do registro.
2 - Atestado de Capacitação Profissional Escolaridade: primeiro grau completo; Ter no mínimo três anos de experiência no audiovisual; Ter residência em um dos Estados da base territorial do Sindcine: SP, RS, MT, MS, GO, TO e DF. Realizar o Curso DRT oferecido pelo Sindcine.
Como obter registro profissional de ator na DRT Há duas formas de obter registro profissional de ator na DRT de cada estado: a partir da apresentação do diploma de um curso técnico/superior, ou com a comprovação de experiência profissional. Para solicitar o registro é preciso ter 16 anos completos.
Para obter o DRT, o profissional precisa acessar o site do Ministério do Trabalho e Emprego e fazer a solicitação online. Após, ele deve pagar a taxa requerida, preencher o requerimento e, então, comparecer em um dos postos da Delegacia Regional espalhados pela cidade e apresentar a documentação exigida.
A profissão de ator ou atriz é regulamentada desde 1978. Para ser reconhecido como profissional você deve buscar formação num curso de nível técnico ou superior e obter um registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) da sua região.
Para a emissão da 1ª via da CTPS, são exigidos os seguintes documentos:
Como fazer a Carteira de Trabalho Digital
A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação. Para o empregador, as informações prestadas no eSocial substituem as anotações antes realizadas no documento físico.
Quem ainda não tem, precisa fazer o cadastramento no site do MTE ou baixar o aplicativo da carteira digital no celular, para os modelos IOS e Android. Informe seus dados seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de Nascimento; se for nascido no exterior, selecione “não sou brasileiro”.
Emissão dos dados de acesso