O original era “Batatinha quando nasce / Deita rama pelo chão; Mulatinha quando deita / Bota a mão no coração”, alusão aos assédios de patrões sobre mucamas na época da escravidão. A rima provavelmente foi adaptada depois para ficar palatável às crianças.
A mandioquinha deve estar firme. Se estiver grande demais é sinal de que está velha e muito fibrosa.
160 dias
Efetuar a colheita da batata apenas quando as hastes estiverem secas e os tubérculos com a película firme, o que ocorre de 10 a14 dias após a morte da parte aérea da planta.
A colheita ocorre cerca de três meses após o plantio e deve ser feita quando as hastes da planta estiverem totalmente secas e os tubérculos bem firmes, o que ocorre aproximadamente 15 dias após a morte da parte aérea do pé de batata.
As cultivares de batata no Brasil geralmente apresentam ciclo vegetativo de 90 a 110 dias, sendo bem mais longo em países de clima temperado, podendo chegar até 150 dias.
Plantar na minguante as ramas da batata ou a maniva da mandioca no mesmo dia que forem colhidas. Colher as ramas ou as manivas para murchar, eles perdem as reservas (seivas) e ao plantar na Lua nova elas tendem a forçar tanto o broto quanto a raiz.
A batata é um cultivo com sistema radicular superficial e delicado, a totalidade de suas raízes não ultrapassa 40-50 cm. Por isso, as plantas têm baixa capacidade de explorar nutrientes no solo e buscar água. Estas características exigem que a cultura seja produzida em solos bem corridos e férteis.