O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular. O sistema locomotor responsável pela sustentação, locomoção e movimentação do corpo.
O esqueleto axial é formado por 80 ossos e é composto pelos ossos que formam a cabeça, a caixa torácica e a coluna vertebral. O esqueleto apendicular, por sua vez, é formado pelos 126 ossos que compõem os membros superiores e inferiores e as cinturas escapular e pélvica.
O sistema locomotor é responsável pela movimentação do corpo e é composto pelos sistemas muscular e esquelético. O sistema locomotor é formado pela combinação de dois sistemas, que atuam juntos para garantir uma grande quantidade de movimentos: o sistema muscular e o sistema esquelético.
Esse sistema tem como função sustentar o corpo, proteger os órgãos internos, além de armazenar íons e sais minerais e produzir células sanguíneas. ... Além disso, esse sistema é essencial, uma vez que nos permite andar, comer, reproduzir, entre outras atividades diárias dos seres vivos.
O Sistema osteo-mio-articular é o responsável pela movimentação e sustentação de nosso corpo. Como efeito da Talassoterapia pode-se citar: - Melhora força muscular (exercícios na água e na areia); ... - Melhora circulação (banhos, exercícios, compressas);
RESUMO: Distúrbios Osteomioarticulares Relacionados ao Trabalho (DORT), também conhecidos como afecções músculo–esqueléticas, decor- rentes de ações repetitivas, constituem o principal grupo de agravos à saúde, entre as doenças ocupacionais do mundo moderno, que frequentemente con- duzem ao absenteísmo e invalidez ...
De acordo com o tipo de tecido conectivo entre os ossos, as articulações podem ser classificadas em três tipos básicos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais.
Conheça algumas das principais articulações do corpo humano e o movimento que realizam.
Os tendões estabelecem a ligação entre músculos e ossos e transferem a força para o esqueleto. São compostos por fibras de tecido conjuntivo de colagénio, as quais têm pregas quando não estão em esforço e permitem um amortecimento da transferência de força para os ossos.
O tendão é uma fita ou cordão fibroso, formado por tecido conjuntivo, graças ao qual os músculos se inserem nos ossos ou nos outros órgãos. Os tendões são estruturas fibrosas, com a função de manter o equilíbrio estático e dinâmico do corpo, através da transmissão do exercício muscular aos ossos e articulações.