Trata-se uma maneira inusitada por meio da qual é possível ler e construir mapas. Anamorfose geográfica ou cartográfica é uma forma de representação do espaço geográfico em que há a distorção da proporcionalidade entre os territórios para adequá-los aos dados quantitativos que norteiam o mapa.
No caso da “anamorfose geográfica”, cada país é redesenhado de forma que seu polígono sofre uma deformação proporcional a um tema de interesse (população, PIB ou outra variável de interesse). Com esta técnica, consegue-se visualizar o tema de uma forma mais direta.
As anamorfoses geográficas são mapas esquemáticos, que não apresentam escala cartográfica. Nessas representações as áreas sofrem deformações que são matematicamente calculadas. ... Nesse tipo de mapa, a superfície de cada espaço cartografado vai mudar proporcionalmente segundo uma variável estabelecida.
Resposta: A escala. Se os tamanhos dos territórios vão se deformar devido as informações apresentadas, não haverá escala que os represente adequadamente. Portanto, será uma informação desnecessária nesta representação cartográfica.
Os elementos de um mapa são: título, legenda, escala, orientação e projeção cartográfica.
Os elementos que compõem um mapa, ou seja, as partes obrigatórias dos mapas, são: o título (e, às vezes, o subtítulo), as legendas, a escala, a orientação e a projeção cartográfica utilizada para a produção do referido documento.
Resposta. Os títulos do mapa geralmente trazem informação sobre o fenômeno geográfico em questão, o local a que se refere e o período em que se enquadra.
Quais assuntos estão relacionados nos títulos dos mapas? Após identificá-los, observe se as legendas exprimem a mesma relação. A economia e a divisão de territórios.
Um bom mapa precisa conter os seguintes elementos básicos: Título - Onde se destaca o tema do mapa, deve ser claro para o leitor. Escala - É relação entre as dimensões de um objeto ou lugar representado e sua medida real. Legenda - é essencial para a compreensão de um mapa, utiliza geralmente símbolos e cores.
Como ler um mapa?
Ler mapas significa dominar a linguagem cartográfica. Esse é um processo que envolve algumas etapas, estas que envolvem uma metodologia básica. A leitura começa pela observação do título. Qual o espaço representado, seus limites e demais informações.
O Google Maps, atualmente, conta com um sistema complexo de mapeamento que é capaz de mostrar as regiões através do satélite, além de exibir informações em tempo real, como relevo, transporte público e informações do trânsito.
Segure e arraste o ícone até algum ponto do mapa e, depois de soltá-lo, clique no desenho de relógio escrito "Street View", no canto superior esquerdo da tela. Feito isso, é só selecionar uma data para saber como aquele lugar era anos atrás.