CONTEXTO: A teoria da retrogênese refere-se às mudanças nas habilidades psicomotoras que ocorrem de forma inversa à aquisição do desenvolvimento motor normal. Tais mudanças ocorrem ao longo do processo de envelhecimento e também são ilustradas por mudanças degenerativas ocorridas na doença de Alzheimer (DA).
A Psicomotricidade, de forma simples, é a ciência que estuda questões motoras, psíquicas e afetivas do ser humano. ... Assim, a Gerontopsicomotricidade permite trabalhar o lado psicomotor do geronte, a sua capacidade física, mental e social, proporcionando essencialmente uma qualidade de vida e funcionalidade/autonomia.
Visando um envelhecimento ativo, a psicomotricidade assume importante papel na promoção de saúde do idoso através de diferentes dimensões, tais como, preventivas, educativas e reeducativas, proporcionando benefícios biopsicossociais, e consequentemente Qualidade de vida.
Segundo o mesmo autor a psicomotricidade está baseada na interdependência entre o desenvolvimento cognitivo e motor e, cita as principais estruturas psicomotoras: coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal e esquema corporal, buscando integrar homem e espaço, corpo e alma.
Elementos básicos da psicomotricidade
A função motora, o desenvolvimento intelectual e o desenvolvimento afetivo na criança estão intimamente relacionados. A psicomotricidade quer justamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade e facilitar a abordagem global da criança por meio de uma técnica.
A psicomotricidade ajuda a criança a desenvolver outros aspectos importantes como a atenção, a percepção de espaço, a compreensão do próprio corpo, a própria comunicação além dos fatores emocionais importantes para crianças de 0 na 6 anos.
Como visto nos três conhecimentos básicos, a criança, no processo de desenvolvimento, passa pelas três etapas que são, o movimento, o intelecto e o afeto.
Psicomotricidade é a ciência que busca entender os aspectos emocionais, cognitivos e motores nas diversas etapas da vida do ser humano.
Ao longo dos anos, o termo foi utilizado para se relacionar com o estudo da mente humana. Já a palavra motriz significa movimento. Assim, psicomotricidade é o estudo do indivíduo tendo o movimento como aspecto centralizador.
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo.
Conheça quais são as áreas psicomotoras
Trabalhar com a psicomotricidade influencia no desempenho e aprendizado das crianças. Isso porque, conforme alguns estudos, dificuldades com a escrita podem ser prevenidas através de atividades motoras.
Profissão psicomotricista: salário e carreira na área de PSICOMOTRICIDADE