A Macedônia ou Macedónia é uma região geográfica e histórica da península dos Bálcãs, no sudeste da Europa. ... A região geográfica da Macedônia é atualmente dividida entre a Grécia (52,4%), a Macedônia do Norte (35,8%), a Bulgária (10,1%), a Albânia (1,4%) e a Sérvia (0,3%).
Significado de Macedônia substantivo feminino Iguaria composta de vários legumes ou frutos. [Figurado] Composição literária em que se apresentam vários assuntos ou gêneros; miscelânea.
Antigamente, a população da Macedônia vivia do pastoreio e da agricultura. Eles também se consideravam membros da Grécia Antiga, mas estes, por sua vez, não os consideravam. Os gregos acreditavam que os macedônios eram semibárbaros, isto é, estrangeiros, mesmo que os costumes e a língua fossem parecidos.
146 a.C. A Acaia (em latim: Achaea; em grego: Αχαΐα) foi uma província do Império Romano que consistia do Peloponeso, do leste da Grécia Central e de partes da Tessália. Ao norte, fazia fronteira com as províncias do Epiro Antigo (Epirus vetus) e da Macedônia.
Resposta. Quase nenhuma. Houve combates entre o império macedônio e Roma, mas os macedônios já estavam bastante modificados, ou seja, eram as ruínas do que fora o império de Alexandre, o grande. ... Apenas o egito do lágidas, descendentes de Ptolomeu poderia ser considerado um império.
Resposta: Disputavam o mesmo territorio,a guerra do peloponeso,o aproveitamento do momento de fraqueza dos gregos para a sua dominação.
Grécia romana é o período da História da Grécia após a vitória romana sobre os coríntios, na Batalha de Corinto, em 146 a.C., até o restabelecimento da cidade de Bizâncio e sua nomeação pelo imperador Constantino como a capital do Império Romano (nomeada Nova Roma, posteriormente Constantinopla) em 330 d.C..
Resposta. Resposta: Todos esses povos, estiveram presentes em demais disputas por território. ... Já os povos que foram conquistaram, sofreram disso, por questões de políticas internas.
A Batalha de Queronéia, em 338 a.C., representou o marco decisivo da vitória dos exércitos macedônicos sobre os gregos. ... Dando continuidade à política expansionista de Filipe, Alexandre sufocou definitivamente as revoltas nas cidades gregas, impondo-lhes seu domínio.
Resposta. Consideram os macedônios como bárbaros, tem incomum o fato de que a política e a cultura macedônia era muito parecida com os demais povos Grécia. ... Na atualidade, a Grécia considera a Macedônia sendo uma país de sua região, mas os macedônios acreditam ser países vizinhos da Grécia.
Ao herdar o trono de seu pai, Felipe II, Alexandre procurou manter os domínios já conquistados por Felipe e expandir seu poder. ... Os povos conquistados por Alexandre conviveram com a cultura grega assim como os gregos e macedônios conviveram com a cultura local, formando o que chamamos de helenismo.
Por helenismo compreende-se o período de domínio da cultura grega no mundo antigo que se seguiu após a morte do imperador Alexandre, o Grande. ... Os termos “helenismo” e “helenístico” foram criados pelo historiador alemão, especialista em cultura clássica, Johann Gustav Droysen.
O helenismo refere-se ao conhecimento filosófico produzido entre a morte de Alexandre o Grande e o início da filosofia medieval. Principal característica do helenismo: fusão entre a tradição grega e a cultura oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
Resposta. A principal característica é a fusão entre a tradição grega e a cultural oriental. Disseminação do pensamento grego pela região da Síria, Egito, Babilônia, etc.
5. (Uece) Como característica do HELENISMO, podemos assinalar corretamente: a) a propagação da cultura grega durante o "período de ouro", século V a.C. ... d) a fusão da cultura grega com a cultura oriental, favorecendo o progresso, ao mesmo tempo, das ciências exatas e do misticismo.
Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos. As mulheres, escravos e estrangeiros não desfrutavam de nenhum tipo de participação política.
Era considerado cidadão em Esparta somente aquele pertencente a classe social dos esparciatas, os guerreiros da cidade e que desprezavam as atividades como a agricultura e o artesanato. ... Esse era o conceito de cidadania em Esparta.
Cidadania na Grécia Antiga Na Grécia Antiga, o conceito de cidadania estava relacionado a uma minoria da população. Nessa época, só eram considerados cidadãos os homens com mais de 21 anos, que fossem atenienses e filhos de pais atenienses.
Resposta: ATENAS: apenas os homens nascidos na cidade filhos de pai e mãe atenienses, com mais de 20 anos de idade e com serviço militar completo tinham direitos políticos. ROMA: apenas os patrícios eram considerados cidadões (Civitas).
Nessa época a sociedade da Roma Antiga era constituída por quatro grupos: patrícios, plebeus, clientes e os escravos. ... Eles eram cidadãos romanos e a menor classe que formavam a sociedade romana. Eles eram os únicos a usufruírem de benefícios políticos. Outra classe que formavam a Roma Antiga era a dos plebeus.
A idéia de cidadania é muito antiga. Surgiu no século VIII A.C, na Grécia uma sociedade em que os homens eram considerados livres e iguais, a chamada Polis – Grega. ... Nesse período a cidadania esteve longe de ser universal, apenas era considerado cidadão aquele que possuía riquezas materiais e propriedades de terra.