O que a Leucomalcia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A leucomalácia periventricular tem sido descrita classicamente como uma desordem caracterizada por áreas multifocais de necrose, formando cistos na matéria branca cerebral profunda, as quais são frequentemente simétricas e ocorrem adjacentes aos ventrículos laterais.
Como diagnosticar retinopatia da prematuridade?
O diagnóstico da retinopatia no bebê prematuro é realizado através do exame de fundo de olho, em que o oftalmologista aplica um colírio no olho do bebê para dilatar a pupila e observar o fundo do olho, onde se encontra a retina.
O que é retinopatia em RN?
A retinopatia da prematuridade é um distúrbio no qual os pequenos vasos sanguíneos no fundo dos olhos (retina) do bebê prematuro crescem de maneira anômala. A retinopatia da prematuridade está significativamente associada ao parto prematuro.
O que ocasiona fisiologicamente a retinopatia de prematuridade nos recém-nascidos de 32 semanas?
Como a vascularização da retina do recém-nascido prematuro é condicionada pela hipóxia local, os níveis arteriais de oxigênio interferem na formação vascular retiniana do neonato, principalmente em casos de hiperóxia.
Onde se localiza a massa branca do cérebro?
No cérebro, a substância branca está localizada embaixo da massa cinzenta, que é o córtex cerebral. Na medula espinhal, ela se encontra na parte exterior, cobrindo a massa cinzenta. Ela é constituída por axônios que enviam a informação sensorial e motora ao lugar correspondente.