A ISO 9000 é uma certificação que atesta o padrão de qualidade da sua empresa. A ISO 9000 é composta por um grupo de normas técnicas que estabelecem esse modelo de gestão da qualidade.
A ISO 9001 é um sistema de gestão com o intuito de garantir a otimização de processos, maior agilidade no desenvolvimento de produtos e produção mais ágil a fim de satisfazer os clientes e alcançar o sucesso sustentado.
A ISO 9001 é uma norma internacional utilizada em muitos países do mundo com a finalidade de padronizar processos. E desta forma, estabelecer caminhos para certificar os Sistemas de Gestão de Qualidade (SGQ) da empresa. A norma possui sua versão brasileira, sendo conhecida como ABNT NBR ISO 9001: 2015.
Revisada em 2018, a ISO 9004 visa principalmente aprimorar o desempenho de todos os processos que envolvem a atuação de uma organização, buscando melhorar seu relacionamento com seus stakeholders. A norma considera que a qualidade deve ir além da forma como produtos e serviços são concebidos.
ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental. ... A ABNT NBR ISO 14001 especifica os requisitos de um Sistema de Gestão Ambiental e permite a uma organização desenvolver uma estrutura para a proteção do meio ambiente e rápida resposta às mudanças das condições ambientais.
A ISO (International Organization for Standardization) é uma organização fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça. Seu propósito é desenvolver e promover normas que possam ser utilizadas por todos os países do mundo.
Entre as certificações de qualidade ISO 9000, estão: ISO 9001: traz orientações sobre a qualidade em todos os processos internos; ISO 9004: determina a conduta certa para o sucesso da empresa, baseada no Sistema de Gestão da Qualidade; ISO 19011: contempla instruções para fazer auditorias de sistemas de gestão.
Quais são os tipos de certificação ISO mais comuns?
Existem alguns tipos de certificação, dentro do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade: acreditação, certificação compulsória, voluntária e fornecedores.
ISO 9001
Cite nomes de empresas certificadas. A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão. ... A primeira versão criou uma estrutura de 3 normas a ISO 9001, 9002 e 9003, além da ISO 9000.
O certificado ISO 9000 é formado pelas normas 9001, 9004 e 19011 e pode trazer muitas vantagens para o seu negócio. Elas têm como objetivo otimizar os processos que fazem parte da gestão de qualidade de um produto ou serviço de modo a trazer a satisfação dos clientes.
O ISO 9000 permite que a empresa passe por uma mudança que será voltada para a gestão com qualidade total. A qualidade total significa ter excelência organizacional e satisfação dos clientes, colaboradores, fornecedores e sociedade. Uma produção com qualidade demanda corte de gastos, o que gera um preço final menor.
Na gestão da qualidade, a ISO 9000 é o conjunto composto pelas normas ISO 9000, 9001, 9004 e 19011. Elas podem ser aplicadas em diversos tipos de organização: indústrias, empresas, instituições e afins, e se referem apenas, a qualidade dos processos da organização, e não dos produtos ou serviços.
Como vimos, a certificação consiste no processo de auditoria para avaliar se a empresa cumpre todos os requisitos e critérios que são estabelecidos pela norma ISO 9000. Ele é realizado pela empresa certificadora e, para obter o selo, existem alguns passos exigidos.
ISO 9000 é um conjunto de normas e padronizações que visam ajudar empresas a implementarem processos de Gestão da Qualidade e Garantia da Qualidade. O foco da ISO 9000 é o processo e não o produto. Seu objetivo é garantir que o processo produtivo esteja sendo seguido à risca, garantindo, assim, a qualidade do produto.
A ISO 9000 é uma série de 4 normas internacionais para “Gestão da Qualidade” e “Garantia da Qualidade”. Ela não é destinada a um “produto” nem para alguma indústria específica. Tem como objetivo orientar a implantação de sistemas de qualidade nas organizações.
Além disso, também porque “isos” em grego significa “igual”, uma nomenclatura bastante adequada ao propósito da organização. Desse modo, o foco principal da ISO é aplicar normas internacionais em todos os campos, como normas técnicas, de procedimentos e processos, classificações de países e afins.
O passo a passo para certificação ISO 9001.
O Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) tem o objetivo de verificar todos os processos da empresa e como esses processos podem melhorar a qualidade dos produtos e serviços frente aos clientes. Nesse sistema, existem princípios e diretrizes da qualidade que são aplicados em cada processo do dia a dia da instituição.
O Sistema de Gestão da Qualidade serve para verificar todos os processos da empresa e como eles podem interferir na melhora da qualidade dos produtos ou serviços com foco no cliente. Várias empresas no mundo usam o SGQ para implantar novos processos, bem como gerenciar e checar a sua qualidade.
Se observarmos este conjunto de definições podemos concluir: Um objetivo da qualidade é um determinado resultado que procura-se alcançar e está diretamente relacionado com o grau de satisfação dos requisitos seja dos clientes, produtos, processos, legais/regulamentares e do sistema de gestão da qualidade.
Um sistema é uma rede de componentes interdependentes que trabalham juntos para tentar alcançar um objetivo comum. Um sistema deve ter um objetivo. Sem um objetivo, não há sistema. O objetivo do sistema deve ser claro para todos no sistema.
Implantar um sistema de gestão da qualidade possibilita ampliar mercados, aumentar o nível de organização interna da empresa, o controle da administração e a produtividade. Também, permite a redução de custos e do número de erros e melhora a credibilidade junto a seus clientes.
Principais objetivos do treinamento e desenvolvimento
Os objetivos do treinamento e desenvolvimento são focados em integrar e qualificar a equipe de modo que as entregas tenham um alto padrão de qualidade, a produtividade seja maximizada e não haja retrabalho por falta de competência. Para isso, desenvolvem-se práticas para capacitar os colaboradores.
Principais benefícios de investir em treinamentos e desenvolvimento nas empresas