A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.
Enfim, a hipertrofia feminina visa o emagrecimento com a definição muscular. Para conseguir um corpo bem torneado, é preciso treinar todos os grupos musculares, seguir uma dieta equilibrada e não descuidar do descanso e da hidratação. Essas práticas, em conjunto, farão com que você tenha o corpo que deseja.
O treino de hipertrofia muscular deve ser realizado, preferencialmente, em uma academia de ginástica porque são necessários aparelhos e equipamentos com grande peso. Para garantir que o treino seja bem feito, é muito importante ter um professor de educação física por perto.
Hipertrofia: 6 a 10 semanas No caso de atletas, esse período neural pode ser de poucas semanas ou poucos dias. Então quanto mais treinado o aluno for, menor será o período neural e mais você poderá trabalhar o ganho de massa muscular para continuar mantendo a ativação e aumento da força.
8 dicas para ganhar massa muscular mais rápido
A perda de massa muscular é natural durante o processo de envelhecimento. Inicia a partir dos 50 anos e resulta em um decréscimo anual de 1% a 2% da massa, e de 1,5% da força. Durante esse processo, mudanças no tecido muscular também ocorrem. Esse decréscimo progressivo de pode chegar a 40% entre os 70 e 80 anos.
Como todo processo associado ao envelhecimento, a perda de massa muscular está relacionada a alterações fisiológicas que ocorrem naturalmente ao longo dos anos. A queda dos níveis de testosterona, por exemplo, impacta na síntese de proteína, fundamental para a formação dos músculos.
Músculos encolhem Ao parar de treinar, os músculos vão encolher – e isso vai acontecer rápido. Os ganhos visíveis que você obteve durante uma rotina de musculação diminuirá em uma semana depois de deixar os pesos.
Retomar o treino após um tempo parado pode não ser uma tarefa muito fácil....A seguir, confira algumas dicas para você superar esses desafios e retomar sua rotina de exercícios.
Da mesma maneira que ficar muito tempo parado causa rigidez muscular, o oposto também pode ser uma causa.
Durante esse período, nosso sistema circulatório, respiratório, cardíaco e outros, começam a trabalhar melhor. Sendo assim, o corpo diminui a retenção de líquidos, melhorando a digestão dos alimentos. Nesta fase, também pode surgir o inchaço da musculatura, que é chamado de edema muscular.
1º mês – O corpo inicia sua adaptação na atividade física. É comum o cansaço rápido, a sensação de que não vai conseguir, mas não desista! Lembre-se da teoria dos 21 dias, que, segundo os neurologistas, nosso cérebro demora 21 dias para se adaptar ao um novo hábito ou rotina.
Quando uma pessoa começa a fazer atividade física, os músculos começam a crescer. É algo normal e que não precisa da sua preocupação, mesmo se esse ganho de peso for sentido por alguns meses. Se a pessoa estiver com pouca massa muscular, também pode acontecer isso, estendendo-se por até seis meses.
Geralmente os resultados começam a dar as caras em ~2 semanas. Mas, nem sempre, isso quer dizer emagrecimento ou hipertrofia: no princípio, a postura corporal melhora e os músculos começam a ficar mais fortes delineados. Para ver realmente a hipertrofia como resultado da musculação, leva até 4 meses.
Veja os 4 principais sinais de que isso, infelizmente, é uma verdade:
Algumas dicas simples que ajudam a melhorar os resultados da academia e atingir os objetivos mais facilmente são:
4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito
Com certeza, quem frequenta academia já escutou a celebre frase: "No pain, no gain", ou seja, sem dor não há ganho. Apesar desse mantra já estar muito enraizado no dia a dia das academias, hoje a ciência nos mostra que não é bem assim. Não é preciso sentir aquela dor insuportável para que tenha resultado.
Se você não está dolorido depois de um treino, isso pode significar que seu corpo está adaptado aos estímulos. A dor que você sente em seus músculos de 24 a 48 horas após o treino é o que chamamos de dor muscular de início tardio (DOMS).
Não seja teimoso se o desconforto for muito intenso. Treinar muito dolorido pode deixar você exposto a uma lesão mais grave. "Tem que ir com calma, não pode forçar. Exagerar pode fazer com que uma microlesão natural se torne algo grave e o afaste da malhação por mais tempo do que só um dia", comenta Vilela.
Mito. A dor muscular no dia seguinte, quando ocorre uma mudança de treino, por exemplo, é comum. Isso acontece porque, geralmente, o organismo está em fase de adaptação a um novo estímulo e com o tempo essas dores tendem a diminuir, ou seja, o praticante continuará tendo hipertrofia mesmo sem sentir dor.
Dor muscular faz parte do processo de hipertrofia Quando o músculo é trabalhado em exercícios, ainda mais nos de alta intensidade, como a musculação, ele naturalmente se desgasta, o que gera rupturas microscópicas nas fibras musculares.
Como ganhar massa muscular com a hipertrofia?
Entenda os 10 erros comuns que interferem na hipertrofia
Evitar alimentos gordurosos, industrializados, embutidos, açucarados e ricos em farinha branca. Além de bebida alcoólica. Manter uma vida equilibrada, consumindo alimentos naturais e em quantidades planejadas é essencial para ganho de massa magra.
Sim, é possível você treinar em casa, sem equipamentos, e atingir os resultados que tanto deseja. Muita gente acha que é impossível hipertrofiar em casa. Ou seja, que você pode até se exercitar, mas não irá atingir a tão sonhada hipertrofia que é responsável pelo significativo ganho de massa muscular.
Fazer musculação em casa é uma ótima opção para quem está sem tempo ou não pode ir à academia. É possível ganhar massa muscular e garantir um corpo mais definido aí mesmo na sua casa!