Os testes psicométricos são testes psicológicos que avaliam a capacidade e personalidade de um candidato, tendo como objetivo identificar se ele é apto para exercer a função de determinado cargo na empresa para qual está se candidatando.
O teste apresenta itens em ordem crescente de dificuldade, envolvendo os seguintes raciocínios: compreensão de relação de identidade simples e raciocínio por analogia, analogia do tipo numérica com adição e subtração, por mudança de posição e analogia espacial com mudança de posição. Instrumento restrito a psicólogos.
A Bateria de Provas de Raciocínio - BPR-5- (Primi, 1998; Primi & Almeida, 2000a, 2000b) é um instrumento destinado a avaliar as habilidades cognitivas, sendo composta por 5 subtestes: Raciocínio Abstrato (RA), Raciocínio Verbal (RV), Raciocínio Mecânico (RM), Raciocínio Espacial (RE) e Raciocínio Numérico (RN).
Material restrito.
O teste R-1 - Teste não verbal de inteligência pode ser aplicado de forma individual ou coletiva, em indivíduos com idade mínima de 18 anos e com escolaridade a partir do ensino fundamental incompleto. A correção pode ser feita pelo crivo ou pela plataforma on-line.
Como aplicar o teste de Atenção Concentrada?
Esse teste pode ser usado para avaliar produção, atenção concentrada, percepção, entre outros. Logo, não ter marcado todas as setas solicitadas implica em uma determinada interpretação. É seu direito receber um feedback sobre o resultado do teste, bem como compreender o que esse teste avalia.
Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto.
Testes psicológicos são procedimentos sistemáticos de observação e registro de amostras de comportamentos e respostas de indivíduos com o objetivo de descrever e/ou mensurar características e processos psicológicos, compreendidos tradicionalmente nas áreas emoção, afeto, cognição, inteligência, motivação, personalidade ...
Qual a importância do teste psicológico em recrutamento e seleção? ... Com a aplicação de testes psicológicos é possível identificar as principais características desse candidato e avaliar se ele tem os aspectos comportamentais necessários para se adequar bem à empresa, ajudando a diminuir os índices de demissão.
Os testes psicológicos permitem verificar se o candidato possui determinadas aptidões essenciais para ocupar a vaga, como por exemplo, atuar sob pressão, ou em um cargo que exige concentração extrema.