EQST

O Que A Dentina?

O que é a dentina?

A dentina ou a dentina são uma camada de material que se encontra imediatamente debaixo do esmalte do dente. É um dos quatro componentes principais do dente que compreende: O esmalte duro exterior.

Qual é a função da dentina?

A dentina. Essa parte fica logo atrás do esmalte e apresenta uma estrutura menos dura. Sua principal função é defender a primeira camada protetora, absorvendo impactos externos causados por alimentos ou desgastes. Ela também é responsável pela área sensitiva do dente que é totalmente ligada à polpa, a parte nervosa.

O que fazer com dentina exposta?

Procedimentos em consultório:

  1. Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;
  2. Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;

Como saber se a dentina está exposta?

Sensibilidade dentária e problemas bucais podem ser alguns dos sintomas da exposição da dentina!

O que causa gengiva exposta?

O que causa a exposição das raízes dentárias? A doença gengival é a principal causa de exposição das raízes dos dentes, mas qualquer problema que provoca a retração da gengiva pode ter o mesmo efeito. A escovação excessiva com uma escova dental de cerdas duras também prejudica a gengiva e expõe a raiz do dente.

O que pode causar gengivite?

A causa direta da doença é a placa - uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva. Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite.

O que é bom para tratar gengivite?

Opte pelo uso uma escova de dentes elétrica, que poderá ajudar na remoção de placa dentária. Escove os dentes após cada refeição do dia. Utilize fio dental pelo menos uma vez ao dia e de maneira eficiente. Se recomendado por seu dentista, utilize um enxaguante bucal antisséptico.

Como fica a gengiva com gengivite?

Gengivite - A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação. Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.

Quem tem gengivite pode beijar na boca?

Olá, Não, a gengivite é uma inflamação na gengiva causada por acúmulo de placa bacteriana na margem gengival em contato com os dentes logo está diretamente associada a higiene e não pode ser passada pelo beijo.

Como é a dor da gengivite?

Gengivite A gengivite consiste numa inflamação da gengiva devido ao acúmulo de placa bacteriana nos dentes, provocando dor na gengiva e entre os dentes, sangramento, inchaço e vermelhidão.

Como escovar os dentes pra quem tem gengivite?

Em primeiro lugar, certifique-se de escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia e de passar o fio dental pelo menos uma. Use uma escova dental com cerdas macias. Quando for escovar, posicione a escova dental a 45 graus da linha da gengiva e massageie as gengivas num movimento para trás e para frente.

Qual a melhor pasta de dente para quem tem gengivite?

parodontax

O que estimula o crescimento da gengiva?

Enxertos das gengivas Escovar os dentes durante dois minutos, duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com fluoreto de sódio ou com uma pasta de dentes especializada para a saúde diária das gengivas como parodontax, ajuda a remover a placa bacteriana para manter as suas gengivas e dentes saudáveis.

Qual a melhor escova de dente para quem tem gengivite?

Tabela de Comparação das Melhores Escovas de Dente

Qual é a melhor escova para os dentes?

As 5 Melhores Escovas de Dentes em 2019

  1. Curaprox Ultra Soft.
  2. Philips Sonicare Healthy White. ...
  3. Oral-B Vitality. ...
  4. Colgate 360º A Colgate 360º tem cerdas são suaves que fazem massagem ao escovar. ...
  5. Indicator Oral-B. Se você não quer gastar muito, a Indicator Oral-B é o "pretinho básico" das escovas de dentes: ela não é muito rebuscada, mas faz muito bem o seu trabalho. ...

Quanto tempo devemos ficar com uma escova de dente?

A maioria dos dentistas concorda que você deve trocar sua escova dental a cada três meses ou quando as cerdas deformarem. Estudos mostram que após três meses de uso normal, as escovas são muito menos eficientes na remoção da placa dos dentes e gengivas em comparação com escovas novas.

Qual o tipo de escova ideal para escovar os dentes?

O ideal é que sejam macias e homogêneas, com acabamento arredondado, assim, elas garantem uma boa limpeza sem ferir as gengivas ou danificar o esmalte dentário. Escolha uma escova que apresente uma boa concentração de cerdas por tufo e que as cerdas tenham pontas cônicas.

Qual o material da escova de dente?

O nylon e o polyéster são os principais materiais sintéticos utilizados para a confecção das cerdas das escovas. O polyéster é frequentemente utilizado em linhas mais diferenciadas de escovas, devido a durabilidade e a resistência conferida a escova, sem a perda da eficácia e suavidade para a sua utilização.

Qual escova usar?

A principal recomendação é utilizar escovas de cabeça pequena, cerdas macias, finas ou cônicas, e que tenham uma boa concentração de cerdas por tufo.