A DEFINIÇÃO DO PROBLEMA é a pergunta que a pesquisa pretende responder. Todo problema está dentro de um tema.
O problema de pesquisa é uma pergunta que busca aprofundar um tema selecionado através de uma resposta cientificamente válida. Lembre-se, um problema de pesquisa deve ser preciso e delimitado, pois o desenvolvimento da pesquisa será orientado para encontrar respostas empíricas para o problema.
4 assunto, tema, questão, ponto, quesito. Exemplo: Estive lendo sobre o problema da liberalização das drogas leves.
Sinônimo de dificuldades
O contrário de problema é: Contrário de dificuldade: 1. facilidade, oportunidade, sorte, sucesso, vitória, triunfo, felicidade, ventura, fortuna, fortúnio, vantagem, acerto, prosperidade, bafejo, bafo, bem-aventurança, boa-venturança, dita, felícia.
A forma correta de escrita da palavra problema é, sem dúvida, um problema! Esta palavra é frequentemente pronunciada e escrita de forma errada! Apesar das inúmeras formas que vemos e ouvimos, a única forma correta é problema.
Significado de Problemático adjetivo Que faz referência a problema. Característico ou próprio de um problema; em que há controversa; questionável e/ou discutível.
Uma pergunta problema de pesquisa deve seguir a fórmula: palavra qualificadora + tema + ligação hipotética + recurso atual = resultado, como mostra o exemplo:
Eis os cinco passos básicos para a formulação de um problema de pesquisa:
Identificar o que é relevante para a resolução daquela situação, considerar as relações entre os dados do enunciado, as relações entre esses e a pergunta e o modo de respondê-la (operações e estratégias a adotar).
Uma hipótese é uma afirmação que introduz uma questão de pesquisa e propõe um resultado esperado. É parte integrante do método científico que forma a base de experimentos científicos. ... Uma hipótese testável é uma hipótese que pode ser provada ou refutada como resultado da experimentação.
A hipótese deve ser escrita em forma de perguntas, perguntas essas que explicarão de forma provisória os resultados do seu trabalho. Além disso, segundo com as normas da ABNT para trabalhos, a função central da hipótese em uma pesquisa é testar se suas perguntas foram respondidas ao longo da pesquisa.
As hipóteses possuem características como: Ter enunciado, ser uma sentença declarativa; Possuir uma relação entre duas ou mais variáveis (parâmetros); Ser testável, passível de (comprovação), por processos de observação e/ou experimentação.
Hipótese é uma suposição, uma explicação provisória. É a afirmação de uma relação, a ser verificada, entre dois fatos. Para ser considerada científica, a hipótese precisa ser apresentada de forma a permitir sua verificação empírica. ... A hipótese é, portanto, uma etapa na formulação de uma lei ou teoria.
Então, quando se realizam os testes para buscar evidências e elas apontam que a hipótese em questão está no caminho certo, dizemos que a hipótese foi corroborada, e caso contrário, quando a hipótese não resistir ao(s) teste(s), dizemos que ela foi refutada.
Uma hipótese é uma afirmação que pode ser desafiada. Como tal, uma hipótese de trabalho é uma frase que possibilita questionar o "Como?", "De que modo?" e o Por quê? de algo. O objetivo de uma hipótese é aclarado com a questão "Para quê?"