Para Piaget (1981, p. 52), a interdisciplinaridade pode ser entendida como o “intercâmbio mútuo e integração recíproca entre várias ciências”. ... Atualmente, a interdisciplinaridade continua seu caminho pela (re)construção do conhecimento unitário e totalizante do mundo frente à fragmentação do saber.
Segundo Thiesen (2008), no Brasil o conceito de interdisciplinaridade chegou pelo estudo da obra de Georges Gusdorf, que afirmava ser a totalidade uma categoria básica das reflexões desta nova perspectiva teórica, a qual seguiu, inicialmente, dois enfoques: o epistemológico, iniciado pelo pensamento de Hilton Japiassú, ...
A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas tornando o conhecimento mais significativo, mais amplo e mais útil ao aluno. A interdisciplinaridade tem o objetivo de promover a integração dos conteúdos de diferentes disciplinas.
Benefícios como auxiliar os alunos a desenvolverem mais o conhecimento, a habilidade de solução de problemas, a autoconfiança e o gosto pela aprendizagem são objetivos que os professores trazem para a sala de aula quando praticam e exploram a interdisciplinaridade, que promove a conquista dessas metas.
A Avaliação Interdisciplinar é uma abordagem do conhecimento em que duas ou mais especialidades, realizadas simultaneamente, estabelecem uma relação de análise e interpretação dos dados do paciente a fim de proporcionar uma atuação mais abrangente, profunda e especializada.
A interdisciplinaridade parte da palavra "interdisciplinar", que tem, como conceito, o que é um comum a duas ou a mais disciplinas. Diz respeito ao processo de ligação entre as disciplinas. ... Assim, interdisciplinaridade é parte de um movimento que busca a superação da disciplinaridade.
Projeto didático é um tipo de organização e planejamento do tempo e dos conteúdos que envolve uma situação- problema. Seu objetivo é articular propósitos didáticos(o que os alunos devem aprender) e propósitos sociais(o trabalho tem um produto final, como um livro ou uma exposição, que vai ser apreciado por alguém).
Os projetos interdisciplinares na escola são objeto de muitas discussões entre educadores. Como vimos no post da semana passada, esse tipo de abordagem ajuda a organizar os conhecimentos, incentiva pesquisas e ajuda a estabelecer uma relação entre os saberes das diversas áreas.
A função do projeto é favorecer a criação de estratégias de organização dos conhecimentos escolares. É relacionar os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem aos alunos a construção de seu próprio conhecimento.
Trabalho com projeto para criar atividades significativas para os alunos
Pedagogia de projetos é um método que ensina por meio da experiência. Essa metodologia propõe que o estudante se conecte a um projeto de pesquisa e que se interesse por ele. Aqui, o papel do professor é o de favorecer o ensino com base em descobertas surgidas das pesquisas realizadas sob sua orientação.
O trabalho por projeto é uma das tendências do mercado de trabalho. Mas significa que sua relativa importância vai diminuir, afinal, trabalhos rotineiros ou repetitivos serão substituídos pelo computador (e até robôs). ...