No sexto dia da fecundação, o blastocisto se fixa no endométrio do útero para iniciar a fase de implantação. A implantação acontece geralmente na parede posterior do corpo do útero, no espaço entre a abertura de glândulas do endométrio.
O blastocisto Esse é o estágio de desenvolvimento do embrião em que ocorre sua implantação na parede do útero materno, no tecido endometrial.
O blastocisto, estágio de desenvolvimento da blástula, é formado por uma camada interna de células que origina o embrião propriamente dito e uma dupla camada de células, o trofoblasto, que é o precursor do córion. Palavras-chave: Embriologia, desenvolvimento embrionário, cavidade uterina, endométrio, gestação.
O endométrio é o tecido que reveste a parte de dentro do útero e que durante todo o ciclo menstrual passa por fases e diferentes espessuras. É nele que o embrião se aloja quando ocorre a fecundação.
O endométrio é o tecido que reveste internamente o útero e a sua espessura varia ao longo do ciclo menstrual de acordo com a variação da concentração de hormônios na corrente sanguínea.
Os procedimentos para diagnosticar o câncer de endométrio incluem:
Sinais e Sintomas do Câncer de Endométrio
Os principais exames de sangue realizados para diagnóstico do câncer de endométrio são: Hemograma completo. É um exame que mede as células vermelhas, células brancas e plaquetas.
O endométrio hipotrófico histologicamente é representado quase que exclusivamente pela camada basal exibindo em raras glândulas discreta atividade proliferativa. O endométrio atrófico histologicamente é representado por estroma compacto e com glândulas redondas e pequenas.
O câncer de endométrio é um tumor altamente curável na maioria das mulheres. O útero, que faz parte do sistema reprodutor da mulher, situa-se no centro da pelve, tem continuidade com a vagina e está preso à bacia através de lâminas de tecido conjuntivo, que são chamados de paramétrios.