O homem era caçador e vivia em cavernas. Foi nas cavernas que apareceram os primeiros sinais da arte. Eles gravavam nas paredes das cavernas figuras sobre a caça e fatos da existência. No Brasil, as formas mais antigas foram encontradas, no Piauí, há 15000 anos atrás e eram rupestres.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
A pintura surgiu na pré-história, quando os povos nômades faziam uso de pinturas nas paredes rochosas. Eles faziam desenhos com carvão deixando marcas nas cavernas por onde passavam.
Verificado por especialistas A arte surgiu na terra como forma de expressão. Motivou o homem pré histórico tendo em vista a necessidade de registra a caça e a coleta. Importante notar que a contemplação vinha tendo em vista que aquilo representava as cenas do cotidiano do homem.
Inicialmente, vemos que as primeiras manifestações artísticas surgiram através das pinturas rupestres. Partindo deste ponto, vemos que essas pinturas eram feitas nos interiores das cavernas, e, geralmente eram baseadas em elementos como os animais que deveriam ser caçados e os objetos utilizados pelos povos primitivos.
Os primeiros registros artísticos na história foram as Artes Rupestres. A arte rupestre era a arte praticada pelos primeiros ancestrais humanos, onde eles representavam o dia a dia da tribo, seus costumes, religião, mitos, entre outros.
Os primeiros registros artísticos conhecidos são as obras de arte pré-histórica, que incluem a arte rupestre, pequenas esculturas e construções megalíticas.
Os primeiros registros de arte rupestre datados da Pré-História foram encontrados na Caverna de Altamira, na Espanha, há aproximadamente 150 anos, pelo farmacêutico, botânico e arqueólogo espanhol Marcelino Sanz De Sautuola.
A arte rupestre é reconhecida como uma das mais antigas manifestações estéticas do homem ao longo de toda sua história. ... Encontrada geralmente nas paredes das cavernas e em pequenas esculturas, a arte rupestre tem grande importância na busca de informações sobre o cotidiano do homem pré-histórico.
As tintas eram feitas de restos de carvão, pigmentos de planta e da terra, que eram misturados ao sangue de animal. Como pincel os homens das cavernas utilizavam ossos e pelos de animais ou mesmo as próprias mãos.