Para descobrir esta informação é muito simples, basta acessar o site do Banco Central. Na seção “perfil cidadão”, você encontrará o tópico “Consórcios e Administradoras”, trazendo a lista de empresas por segmento.
Em caso de conflito com o banco ou administradora de consórcio, sugere-se que o consumidor busque auxílio do PROCON, e/ou advogado especializado de sua confiança, a fim de ser analisado a medida cabível para solução do conflito.
Regulação e fiscalização. O Banco Central (BC) é responsável pela normatização, autorização, supervisão e controle das atividades do sistema de consórcios, com foco na eficiência e solidez das administradoras e cumprimento da regulamentação específica.
Para conferir a autenticidade da mensagem, clique aqui.
Caso o problema não seja resolvido, o segundo passo é recorrer à ouvidoria. As instituições financeiras têm que disponibilizar linha telefônica gratuita de atendimento. Ao mesmo tempo, a recomendação do Idec é que o consumidor registre sua reclamação no Banco Central.
Se ainda tiver dúvida, entre em contato pelo telefone 145 (custo de ligação local).
No Banco Central, a consulta pode ser feita: por correspondência ou pelo Protocolo Digital ou presencialmente, em um dos endereços do Banco Central. Restrições em bancos podem estar relacionadas a inscrições no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ou na Serasa, que não são de responsabilidade deste Banco Central.
A exclusão do nome da lista negra deve ser realizada no prazo máximo de 5 dias, a contar da data de quitação ou da renegociação da dívida.
E, a partir dos 5 anos, o seu nome deve sim ser retirado de qualquer cadastro de negativados ou de inadimplentes.
Segundo o Bacen, a consulta ao SCR só pode ser feita com autorização expressa do consumidor. ... O SCR contém informações financeiras sigilosas sobre o cidadão, no cadastro são informadas todas as concessões de crédito, empréstimos, financiamentos, etc.
O Sistema de Informações de Crédito do Banco Central – SCR - é um banco de dados sobre informações remetidas ao Banco Central do Brasil, referente às operações e títulos com características de crédito e respectivas garantias contratados por cliente perante instituições financeiras.
Atualmente, são armazenadas no SCR (Sistema de Informações de Crédito do Banco Central) todas as operações dos clientes com valor igual ou superior a R$ 200,00 (a vencer e vencidas), tais como empréstimos e financiamentos, sua fatura de cartão de crédito, boletos e todas as demais operações financeiras.
O Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza uma ferramenta gratuita chamada de REGISTRATO, por meio dela é possível verificar a existência de qualquer conta bancária em seu CPF, o sistema também informa o limite de crédito que possui em cada instituição financeira.
Para saber se você tem uma conta na Caixa, basta entrar em contato com a instituição por meio da Central de Atendimento. Tenha em mãos o seu CPF e Carteira de Identidade, para que possa informar ao atendente as informações solicitadas. Desta forma, ele saberá se há uma conta em seu cadastro ou não.
Como sei se a minha Poupança Social Digital está aberta? Consultando o aplicativo CAIXA Tem, você consegue saber se sua conta Poupança Social Digital foi aberta.