A dormência também é uma característica adaptativa que assegura a perpetuação e a sobrevivência das espécies nos diferentes ecossistemas. O retardamento germinativo mantém a espécie no estádio de semente, ou seja, na fase do ciclo da planta em que sua resistência às condições desfavoráveis é maior.
Conceitualmente, a dormência pode ser distinguida em dois tipos: dormência primária (quando os mecanismos de dormência ocorrem ainda na planta-mãe) e secundária (quando os mecanismos de estabelecimento da dormência ocorrem após a dispersão das sementes).
Essa semente pode ser liberada da planta-mãe já dormente (dormência primária) ou ter essa dormência quebrada ainda na planta-mãe e, após liberada da planta, ter a dormência reinstalada por alguma condição adversa (dormência secundária).
Dessa forma, conclui-se que os métodos de quebra de dormência escarificação mecânica com lixa e imersão em água quente a 80ºC por 5 minutos foram os mais eficientes na promoção da germinação das sementes de flamboyant.
Os tratamentos para quebra da dormência foram constituídos por escarificação manual com lixa, água quente (a- fervura das sementes por 3 minutos com imersão por 24 horas, fora do aquecimento; e b- imersão das sementes em água quente por 24 horas, fora do aquecimento) e ácido sulfúrico (imersão por 15, 17, 20 e 30 ...
A dormência consiste num estado de inibição temporária do crescimento das plantas ou partes das plantas (por exemplo: gomos e sementes), que é retomado na presença de determinados estímulos ambientais.
Tabela 1. 2 ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA - Esse método consiste em se fazer pequenas incisões no tegumento das sementes, objetivando facilitar a penetração de água até o embrião e, conseqüentemente, estimular a germinação. É aplicado em sementes de espécies que apresentam média rigidez tegumentar.
Germinação Experimental Flamboyant
Multiplica-se por estacas sem lenhosas ou sementes. As sementes de flamboyant apresentam leve dormência tegumentar que pode ser quebrada com escarificarão de uma das extremidades ou imersão em água quente (80ºC) por 5 a 10 minutos. A germinação ocorre em cerca de duas semanas após o plantio.
Seu crescimento é bastante rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente. Dependendo da região onde é plantado, o flamboyant pode apresentar-se como árvore decídua ou semi-decídua. Ela perde toda sua folhagem em locais com estações bem marcadas e inverno preferencialmente seco.
Frondosa, ela possui tronco forte e um pouco retorcido, podendo alcançar cerca de 12 metros de altura. Sua copa é muito ampla e pode ser mais larga do que a própria altura da árvore....Especificação técnica:
O Flamboyant, árvore sombreira, troncos grossos e retorcidos, raízes fortes e violentas que precisam de espaço para formarem esculturas ao pé da árvore. Sua copa é formada por longos braços, às vezes desnudos, outras cobertos de folhas verdes ou forrados com flores vermelhas e amarelas.
Plantio da árvore Flamboyant
Como Plantar Flamboyant
Para um bom crescimento, recomenda-se colocar adubo fosfatado e esterco no fundo da cova onde a muda será plantada. Originário de área de clima quente, o flamboyant necessita de muito sol para crescer, mas tolera geadas fracas e temperatura mínima de zero grau.
Deve-se ter muito cuidado com o flamboianzinho pois é uma planta tóxica, inclusive abortiva. A arvoreta é bastante rústica e deve ser cultivada sob sol pleno ou sombra parcial, em solo bem drenado e regada 3 vezes por semana até o seu estabelecimento.
As três cores do flamboyant: Ao centro o flamboyant amarelo, ladeado pelo vermelho, à esquerda e pelo alaranjado, à direita. Flamboyant, acácia-rubra, árvore-flamejante, flor-do-paraíso, pau-rosa (Deloniz regia). Família das fabáceas. O flamboyant é uma árvore de copa imensa, apropriado para lugares com amplo espaço.
A flor do jacarandá tem uma vistosa cor lilás azulado. A sua floração, de grande beleza, ocorre na primavera. Chegado o momento, la copa cobre-se de diversos conjuntos de flores tubulares.
Não é de espantar que essas grandes plantas estejam há tanto tempo no planeta. O mais interessante sobre as árvores é sua longevidade, existem espécies que podem viver até 4 mil anos. Sua altura e dimensão também chamam atenção.
Como adubar essa planta: ➜ No plantio recomenda-se usar 15 litros de esterco de curral ou de composto orgânico; ou 5 litros de esterco de galinha já curtido, mais 150 gramas de superfosfato misturados na terra retirada dos primeiros 20 centímetros da cova. Essa mistura deverá ir para o fundo da cova.
Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.
5 segredos pra planta dar flor
Usos: A principal utilização dos flamboyants é como ornamental, na arborização urbana em avenidas, ruas, parques, praças e jardins públicos ou privados. As plantas fornecem boa sombra e sua floração exuberante confere um cenário de rara beleza.
Significado de Flamboyant substantivo masculino . Botânica. Árvore originária das Antilhas, de flores vermelhas, do gênero Poinciana. ... Etimologia (origem da palavra flamboyant).
A barba de barata tem como propriedades medicinais a ação emenagoga, excitante, febrífuga, laxante, tônica, purgativa e odontálgica. Além disso, esta espécie é abortiva e também contém seiva tóxica. É indicada para tratar angina tonsilar e catarro pulmonar. Seu nome científico é Peumus boldus.
Flamboyant (Delonix regia) é árvore que pode medir cerca de 12 metros de altura e pertence à família Fabaceae. Espécie tem origem em Madagascar, na África. Apresenta formato de guarda-sol, troncos fortes e retorcidos.
O nome da espécie é francês e significa flamejante, justamente devido ao colorido intenso. Tem frutos marrons em formato tipo vagem que podem ultrapassar os 40 cm. Devido à beleza o flamboyant é considerada uma das árvores mais bonitas do mundo, não à toa é muito utilizada no paisagismo.