Quando um texto apresenta erros na sua coerência textual, o sentido da frase não tem lógica. Exemplo: “Estava muito calor que até começou a nevar” / “A parede estava sentada” / “Eu odeio comer carne, por isso vou pedir um bife mal passado”.
Para ter uma redação coerente, você deve utilizar uma linguagem adequada ao tipo textual, não se contradizer, ter um vocabulário adequado, uma argumentação de acordo com o tema exposto e uma sequência de fatos lógica.
Qual a diferença entre coesão e coerência? A coesão refere-se a estrutura e organização de um texto. Para isso, todas as suas partes devem estar interligadas através de elementos conectivos. Enquanto a coerência remete ao encadeamento lógico de ideias e ao sentido interno e externo ao texto.
Coerência e coesão são fundamentais para o parágrafo. A primeira organiza a sequência de ideias, de modo que o leitor perceba facilmente qual a importância delas dentro do parágrafo. ... Já a coesão é relacionada à adequação entre ideias e vocábulos. A coerência é ligada diretamente a ter sentindo.
A Coesão e a Coerência são mecanismos fundamentais na construção textual. Para que um texto seja eficaz na transmissão da sua mensagem é essencial que faça sentido para o leitor. Além disso, deve ser harmonioso, de forma a que a mensagem flua de forma segura, natural e agradável aos ouvidos.
Textualidade é a característica fundamental dos textos, orais ou escritos, que faz com que eles sejam percebidos como textos. Não é inerente a eles, pois uma mesma sequência linguística, falada ou escrita, pode ser considerada como texto legítimo por uns e parecer um absurdo, sem sentido, para outros.
É preciso que o texto seja escrito por um motivo, ou seja, para transmitir algum tipo de informação. O leitor terá tanto mais interesse no texto - e, assim, irá aceitá-lo melhor - à medida que ele lhe fornecer informações novas.
Entende-se por textualidade um conjunto de características que nos possibilita conhecer um texto. Os fatores de textualidade são os seguintes: coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, informatividade e relevância. Vejamos cada um deles. É o fator relacionado aos sentidos do texto.
Significado de Elemento substantivo masculino Cada parte ou porção que compõe um todo; membro, componente, integrante, parte. [Química] Componente da tabela periódica; o que é composto de matéria constituída por átomos, com o mesmo número atômico, sendo suas propriedades e particularidades específicas e únicas.
Um elemento químico é definido como o conjunto formado por átomos que apresentam o mesmo número atômico.
O homem é um ser gregário e como tal tem uma irreprimível necessidade de viver em sociedade. Está inserido em vários grupos: família, trabalho, igreja, equipes de esportes e outros e para qualquer um desses ambientes existe uma complexidade e uma dinâmica para se viver.