Para aprender banco de dados e SQL é preciso praticar bastante, ou seja, criar os próprios bancos de dados, tabelas, visões, inserir e atualizar registros, fazer consultas, etc. Pra aprender todos esses conceitos não há outra maneira senão interagir com um SGBD real.
Criar um banco de dados eficiente e útil é uma questão de seguir o processo adequado, incluindo as fases a seguir:
Criar um banco de dados em branco
Para criar um banco de dados
As tabelas consistem em linhas e colunas. O componente vertical de uma tabela de banco de dados. Uma coluna possui um nome e um tipo de dados específico, por exemplo, caractere, decimal ou número inteiro. ... A estrutura de um banco de dados relacional é armazenada nas tabelas de dicionário de dados do banco de dados.
Exemplos de SGBDs são: Oracle, SQL Server, DB2, PostgreSQL, MySQL, o próprio Access ou Paradox, entre outros. Por último, temos que conceituar um sistema de banco de dados como o conjunto de quatro componentes básicos: dados, hardware, software e usuários.
Um banco de dados é um conjunto de dados que tem uma estrutura regular e que está organizado de tal forma que um computador pode facilmente encontrar as informações desejadas. ... Uma base de dados plana também pode existir sob a forma de um conjunto de fichas, cada uma contendo as informações de uma das entidades.
As etapas de um projeto de banco de dados O projeto de banco de dados é basicamente, dividido em Projeto Conceitual, Projeto Lógico e Projeto Físico. ... Essa talvez seja a fase mais importante do projeto, pois é nessa hora que as necessidades e expectativas do cliente são transmitidas para o projetista.
Níveis de abstração de banco de dados
Quais são os principais bancos de dados e suas diferenças?
Um projeto de banco de dados é caracterizado por um processo que possui fases distintas e com aspectos diferentes mas que tem como objetivo final a implementação de um banco de dados que atenda as necessidades de informação do usuário e aos requisitos não funcionais de disponibilidade, desempenho e confiabilidade ...
A modelagem de dados é a primeira etapa de um projeto do banco de dados, sendo que o principal objetivo é o desenvolvimento de um modelo que tenha entidades e relacionamentos, podendo assim representar as especificações das informações.
Uma entidade (entity) é um objeto que existe e é distinguível dos outros objetos. ... Um conjunto de entidades (entity set) é um conjunto de entidades do mesmo tipo. O conjunto de todas as pessoas com conta em um banco, por exemplo, pode ser definido como o conjunto de todas as entidades cliente.
Uma entidade é considerada fraca quando não possui existência própria, ou seja, a existência do item livro, neste contexto, é dependente da existência da livraria. Se livro tivesse a dependência de 0 entidades, ele seria "Forte".
Uma entidade é uma representação de um conjunto de informações sobre determinado conceito do sistema. ... Toda entidade possui ATRIBUTOS, que são as informações que referenciam a entidade.
Entidade é um substantivo feminino que significa individualidade, ser, é aquilo que constitui a essência de algo. É tudo quanto existe ou pode existir, de forma real ou imaginária. ... São sinônimos de entidade: associação, instituição, corporação, ordem, empresa, liga e sociedade.
Abaixo dos orixás, as entidades espirituais são organizadas em linhas e falanges, com diferentes categorias: Caboclos, os espíritos indígenas; Pretos Velhos, espíritos de velhos escravos brasileiros; Exus, espíritos de bem, mensageiros dos orixás; Pombas Giras, identificadas como damas da noite ou feiticeiras; e Erês: ...
Relacionamento – É uma associação entre várias entidades e representa a maneira como essas entidades podem estar logicamente relacionadas. Atributos – É uma função que mapeia um conjunto de entidades num domínio e identifica, qualifica e descreve esse conjunto de entidades.
Como criar um diagrama ER