Para transformar um escala gráfica em numérica basta voce pegar o valor do km, multiplicar por 1000 e terá os metros, multiplicando mais uma vez por 100 terá o valor em cm. Coloque o resultado que deu dos centimetros após "1:" (um por) e terás uma escala numérica.
Escala gráfica: é representada por uma linha estabelecida no sentido horizontal que contém divisões precisas entre seus pontos.
Na escala numérica, o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida real. Convém deixar o numerador sempre como 1, para saber quanto cada unidade do mapa equivale no objeto real. Quanto menor o denominador, maior será a escala e, portanto, mais detalhes poderão ser representados.
Se tentarmos uma escala de 1:10, precisaremos de 5 metros de papel, o que também torna o desenho inviável. Para resolver este problema, vamos dividir a dimensão do objeto a ser representado pela medida lateral de nossa folha, assim temos: 420mm = 42 cm = 0,42m. 50 / 0,42 = 119,04.
Como calcular a escala de uma mapa: Para realizar o cálculo utiliza-se a fórmula E=d/D, a qual o “E” corresponde à escala, “d” à distância medida no mapa e “D” à distância real.
Para ver a barra de escala, siga estas etapas:
A escala numérica do mapa é 1:70.
Quanto maior o divisor menor será a miniatura. Por exemplo, na escala 1:72 (lê-se escala 1 para 72), significa que a miniatura é 72 vezes menor que a original. Para calcular o tamanho da miniatura, basta dividirmos o tamanho da peça real pelo número do divisor da escala.
Já de acordo com o padrão NEM 010 da MOROP predominantemente usado na Europa, a escala é exatamente 1:87. Na escala HO os trilhos tem a bitola de 16,5 mm, representando a bitola real de 1.
Como descobrimos o tamanho da miniatura de carro? Dividimos o tamanho do carro (4,7 metros) pela sua escala (1:24) - a conta fica assim: 4,7 / 24 = 0,19 ou 19 cm. Para finalizar: uma miniatura na escala 1:10 é 10 vezes menor que o objeto em tamanho real; ou, o objeto real é 10 vezes maior que a miniatura.
Multiplicando um pé (1 pé = 30,48 cm) por seis, dá que 6 pés (ou 182,88 cm) são uma medida muito próxima do tamanho médio de um homem. Dividindo esse valor por uma polegada (2,54 cm) dá 72. Nascia assim a primeira escala estandardizada.
- Escala: 1:43. - Dimensões: 10 cm de comprimento, 4 cm de largura e 4 cm de altura.
Miniaturas de motos escala 1:12 mede entre 18 centímetros de comprimento X 12 centímetros de altura X 6 centímetros de largura aproximadamente. As miniaturas nessa escala é desejada pelos colecionadores mais exigentes.
Escala 1:50 (um por cinquenta) Nessa escala do escalímetro, cada metro de parede no sentido horizontal equivale a dois centímetros no desenho do projeto. Ela proporciona um tamanho ideal para a visualização de detalhes e é muito utilizada em planta baixa e cortes de projeto.
Resposta. 1 metro é; 1/50 = 0,02 cm se for o caso... a cada 2 cm é um metro.
3)Qual a relação entre as escalas 1:200 e 1:50? a)A escala 1:200 é 4 vezes menor que 1:50.
Tarefa 1: Redimensionar um desenho usando a mesma unidade Inicie o comando de escala com SC (ou ESCALA). Selecione os objetos que precisam ser incluídos na operação de escala. Clique no desenho para o primeiro ponto da base da escala (ponto base). Digite R para ativar a escala de Referência.
Por exemplo z 5xp onde o valor 5 deve ser substituído pelo valor do custom scale da tabela de escalas específica. Por exemplo, para um desenho feito em metros ( a = 1000), para saber o custom scale da escala 1:75 (b = 75), calculamos 1000 / 75 (1000 dividido por 75), cujo resultado é custom scale = 13.
Help
-Após fazer seu desenho na escala 1:1 (tamanho “real”), selecione todo o desenho. -Em seguida, click em “Scale”. -Qdo o desenho estiver todo circulado por quadradinhos verdes, posicione o mouse na quina do desenho até aparecer uma seta preta. -Depois digite o fator de escala que vc pretende usar.
Todas as configurações GERAIS do Software são efetuadas no Menu [Window/Preferences], lá você pode configurar espessura de linha, tempo de gravação do backup, unidade de medida padrão e tudo..