Pergunte a cada um sobre as vogais que viram na história. Deixe que os alunos conversem sobre as vogais que aparecem em seus nomes e de seus colegas. Depois da atividade pronta, deixem que as crianças compartilhem sobre as vogais que encontraram nos seus nomes.
O objetivo desta atividade educativa é auxiliar, através do lúdico, as crianças em idade pré-escolar durante seu processo de alfabetização e ensinar as vogais de uma maneira rápida, prática e também divertida. Com esta atividade, os alunos aprendem a pronunciar e reconhecer as vogais e, ainda, a identificar as cores.
Idade para alfabetização Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.
Plano de Aula: Educação Infantil 4 e 5 Anos Vogais
Classificar vogais Para prepara-la, utilizei letras de lixa, uma bandeja com divisórias e um cesto com as vogais do alfabeto móvel em madeira. A criança deve parear as letras do alfabeto móvel com as vogais de lixa montessori.
Como ensinar as vogais?
Memorizar músicas e histórias. Descrição de cenas, objetos, personagens. Jogos e brincadeiras que envolvam a linguagem oral e expressão da criança. Coordenação motora Formas geométricas.
É um ótimo método que agrega as principais necessidades do processo de aprendizagem. Ajuda a compreender e reproduzir as palavras de forma correta, além de ajudar na memorização. Colocar cartazes em volta da sala de aula com as figuras e escrever nelas suas vogais iniciais é uma ótima ideia.
São cinco as vogais: a, e, i, o, u. As vogais são fonemas (sons) formados pela passagem de ar vinda dos pulmões, a qual passa livremente pela boca ou pelo nariz, fazendo vibrar as pregas vocais. As vogais são representadas graficamente pelas letras A, E, I, O e U.
As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.
A idade em que esse interesse surge varia de criança para criança. Mas em geral, a partir do 4 anos, é possível começar a ensinar a alfabeto de uma forma divertida. Lembrando que o objetivo não é acelerar a escrita, mas estimular a criança a se interessar e se familiarizar com o assunto.
- Comece pelas vogais. A primeira coisa é ensinar-lhe as letras e o som que representa cada uma delas. O normal é começar com as vogais. Sente-se com o seu filho e trace com ele as 5 vogais em grande num papel em branco, uma e outra vez até que a criança consiga fazê-lo sozinha.
Por isso, reunimos 8 ideias de como ensinar o alfabeto de forma lúdica e divertida para o seu pequeno:
Artes e escrita numa única brincadeira
Há 20 consoantes: b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, z.
Hoje, o alfabeto oficial da língua portuguesa é formado por 26 letras, que podem ser representadas de forma maiúscula ou minúscula. Antes da entrada em vigor do acordo ortográfico, em janeiro de 2009, nosso alfabeto era composto por 23 letras, pois as letras k, w e y eram consideradas estrangeiras.
Na biblioteca, por exemplo, os livros ficam organizados em ordem alfabética de acordo com o nome do autor. No consultório médico, a pessoa responsável pela recepção fica encarregada de organizar as fichas médicas dos pacientes de acordo com o nome, por ordem alfabética.
Este, que antes se compunha de 23 letras, agora se compõe de 26 letras. As letras “K”, “W” e “Y”, usadas em apenas alguns casos, oficialmente, são tidas como elementos constituintes do alfabeto pertencente à língua materna.
A instrução está na verdade se referindo à palavra alfabeto e não ao alfabeto inteiro; portanto a resposta é 6.