Para realizar a tarefa interdisciplinar, a Educação Física deve, acima de tudo, preservar, manter e aprofundar a sua especificidade, legitimando-se na escola. Para tanto, não deve colocar-se à parte ou alheia.
É a construção do saber a partir da conjunção de várias áreas do conhecimento. A interdisciplinaridade na educação, dessa forma, nada mais é que a integração de disciplinas, a fim de propiciar a associação de várias áreas em torno de um mesmo tema.
Na proposta interdisciplinar o professor deve ser sensível em sua prática, fazendo uso de uma didática que o aproxime dos alunos e os possibilite modificar, enriquecer e construir novos métodos de interpretação do conhecimento, pois o aluno será sempre o agente da aprendizagem.
A interdisciplinaridade ajuda o aluno a desenvolver suas habilidades cognitivas e a capacidade de resolver situações conflitantes por meio da exposição de um assunto sob múltiplos pontos de vista.
A interdisciplinaridade na educação é essencial para a formação integral dos alunos. ... Esse tipo de estudo permite ao aluno aprender fazendo conexões entre ideias e conceitos através de diferentes fronteiras disciplinares.
O trabalho interdisciplinar garante maior interação entre os alunos, destes com os professores, sem falar na experiência e no convívio grupal. ... Essa temática é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas.
Diz de algo “que estabelece relações entre duas ou mais disciplinas ou ramos de conhecimento” ou “que é comum a duas ou mais disciplinas”. ... Primeiro, a interdisciplinaridade deve respeitar as especificidades das disciplinas, o que já elimina de saída a possibilidade de eliminar alguma delas, por exemplo.
Confira os passos para a realização de um plano de aula competente e em comunhão com as normas da Base Nacional Comum Curricular....2º Passo: escolha o conteúdo da aula