Um excelente remédio caseiro para diminuir as sardas do rosto é aplicar uma máscara de tratamento para a pele, à base de pepino e de azeite de oliva. As sardas são manchas na pele que aparecem principalmente em indivíduos com a pele clara, muitos não gostam e tentam disfarçá-las com o uso de maquiagem.
Popularmente chamadas de “sardas”, as efélides são manchas causadas pelo excesso de melanina na pele. Explica-se: a melanina é produzida pelos melanócitos, células presentes na epiderme e responsáveis pelo pigmento que dá cor à pele.
As sardas costumam aparecer na infância por volta dos cinco anos de idade, como manchas acastanhadas na pele exposta à luz - destaca a dermatologista. A tendência é que as sardas aumentem em número, tamanho e profundidade de pigmentação na estação mais quente do ano.
As sardas no rosto são pequenas manchas escuras que surgem na pele do rosto, pescoço, ombros, busto, braços e mãos. Aparecem normalmente em pessoas de pele clara e ruivas, que têm predisposição genética para desenvolvê-las.
Já as manchas são algo com que se deve ter alguns cuidados: o grande segredo na identificação de uma mancha/pinta ou uma sarda está na coloração e no tamanho das primeiras: as manchas podem ser pretas ou avermelhadas, enquanto as sardas são sempre pequenas, redonda e de cor castanho-claro.
Ninguém nasce com as sardinhas - chamadas de efélides -, mas elas podem surgir por dois fatores: genética ou exposição solar. Enquanto as sardas hereditárias podem surgir na infância, as manchas causadas pelo sol começam a aparecer na adolescência, devido ao aumento da melanina, que é o pigmento que dá cor à pele.
Sardas x pintas As sardas não possuem relevo e apresentam coloração próxima ao castanho-claro. As pintas (também chamadas de nevos) são lesões planas ou elevadas com coloração variada, indo do castanho-claro para o castanho-escuro.
Para poder se expor ao sol, é preciso esperar 30 minutos após a primeira aplicação do filtro. Depois disso, os intervalos de reaplicação devem ser a cada duas horas, já que com o tempo o produto vai perdendo seu efeito.
As sardas do rosto e mãos são mais fáceis de tratar do que as do dorso e pernas. Quem tem pele clara ou ruiva deve respeitar muito o sol, pois seus danos podem ser irreparáveis. Sol na medida exata - até às 10h da manhã faz bem ao organismo e à saúde.
Glow up: o que é + 7 dicas de beleza que vão transformar o seu look
Para criar as pintinhas no rosto, a dica é usar um lápis de olho marrom ou um lápis de sobrancelhas em tom mais claro do que o tom do fio. "A maneira mais fácil de produzir a sarda fake é usando um lápis de olho marrom e ir fazendo leves pintinhas em torno do nariz e maçãs do rosto.
Para as sardas, misture uma sombra marrom mate com uma base bem escura. Molhe as pontas das cerdas de uma escova de dentes (nova, reservada apenas pra maquiagem) na mistura.
⸽ ࿆᭢᮫۪۪݊⎼ֻ7 formas de obter "glo-up" na quarentena♡̸̷̧
5 dicas de como melhorar a aparência facial
Na língua portuguesa, a palavra é caracterizada como “encanto, atração ou sedução que certos seres exercem sobre outrem; graça sedutora própria de pessoa que agrada, cativa ou mesmo deslumbra.”, ou seja, um efeito que se gera sobre outra pessoa. O charme reside nos detalhes e aí que começa toda a questão.