Faça alongamentos Esse hábito ajuda a evitar que as dores sejam intensas. Espere alguns minutos antes de começar, já que iniciar essa atividade imediatamente após o treino aumenta o risco de lesões. Ao final do exercício, é preciso alongar-se esticando os músculos com cuidado para que eles relaxem.
Embora seja um ótimo exercício para trabalhar músculos como o quadríceps, posteriores de coxas e glúteos, muita gente sente dor no joelho ao fazer agachamento. Agachar é um movimento muito comum na academia e até mesmo nas tarefas do dia a dia, e deve ser feito sem gerar nenhum tipo de dor.
Gelo ou água gelada Se você sentir uma fisgada, aplicar gelo imediatamente evita a formação de um edema mais grave, amenizando a dor muscular após a academia. No dia seguinte, a imersão por 15 a 20 minutos em água gelada (crioterapia) promove a vasoconstrição e também alivia o incômodo.
Quando sentir qualquer tipo de dor muscular pós-treino, coloque gelo picado em um saco impermeável, envolto em uma toalha, sobre a região dolorida. 2. Depois de esfriar, aquecer: depois de aplicar o gelo na região, nada como tomar um banho quente para relaxar os músculos.
Tremores e movimentos involuntários nos músculos; Cansaço extremo; Perda de fôlego durante o treino; Dores musculares fortes, que só melhoram com o uso de medicamentos.
A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho. Além disso, o processo da hipertrofia muscular é reversível.