A CIF é capaz de unificar a linguagemdiagnóstica em Fisioterapia e em outras áreas da Saúde Funcional, de forma a respeitaruma linguagem padronizada internacionalmente, criada pela Organização Mundial daSaúde.
são classificados principalmente na CID-10 (abreviação da Classificação Internacional de Doenças, Décima Revisão) (4), que fornece uma estrutura etiológica. A funcionalidade e incapacidade associadas aos estados de saúde são classificadas na CIF.
Ela pode ser usada como uma ferramenta para política estatística, de pesquisa, clínica e social ou para fins educacionais e aplicada não apenas no setor de saúde mas também em setores como seguros, previdência social, trabalhista, educacional, econômico, desenvolvimento de políticas ou legislação, e no meio ambiente.
Os domínios contidos na CIF podem ser considerados como domínios da saúde e domínios relacionados com a saúde. Estes domínios são descritos com base na perspectiva do corpo, do indivíduo e da sociedade em duas listas básicas: Funções e Estruturas do Corpo. Atividades e Participação.
Na CIF, o termo deficiência corresponde, como descrito acima, a alterações apenas no nível do corpo, enquanto o termo incapaci- dade seria bem mais abrangente, indicando os aspectos negativos da interação entre um indivíduo (com uma determinada con- dição de saúde) e seus fatores contextuais (fatores ambientais ou ...
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) É uma ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) criada no ano de 2001. É uma das classificações da Família de Classificações Internacionais. Sua utilização deve ser complementar à Classificação Internacional de Doenças (CID).
A CIF oferece uma linguagem padronizada e uma base conceitual para a definição e mensuração da incapacidade, e ela fornece classificações e códigos. Ela integra os principais modelos de incapacidade - o modelo médico e o modelo social - como uma “ síntese biopsicossocial”.
A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ) foi aprovada pela OMS como uma classificação “derivada”, baseada na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF).
Com a utilização do CIF, tem-se uma noção de dificuldades e danos que as pessoas sofrem ou podem vir a sofrer com uma determinada doença, com menos foco na causa, e sim nas consequência, o que permite um diagnostico mais amplo e que leva a dar mais importância a doenças que poderiam não estar no CID, mas que podem ...
Na CIF, o termo deficiência corresponde, como descrito acima, a alterações apenas no nível do corpo, enquanto o termo incapacidade seria bem mais abrangente, indicando os aspectos negativos da interação entre um indivíduo (com uma determinada condição de saúde) e seus fatores contextuais (fatores ambientais ou pessoais ...
2) A CID classifica e registra a enfermidade e a CIF a complementa com as informações de funcionalidade. ... A Classificação anterior (CID) ao classificar os estados de saúde, não permite avaliar o impacto da doença sobre o ser e tampouco descrever a restrição funcional determinada pela doença.
M21 - Outras deformidades adquiridas dos membros