As ondas sonoras são classificadas como ondas mecânicas longitudinais. Como ondas mecânicas entende-se ondas que necessitam de um meio material para se propagar. ... O som é uma onda que só se propaga em um meio material. No ar atmosférico o som atinge uma velocidade de aproximadamente .
Todo e qualquer tipo de onda não transporta matéria. ... As ondas podem ser classificadas com relação à sua natureza de vibração como mecânicas e eletromagnéticas. As ondas mecânicas são todas aquelas que dependem de um meio para se propagar e surgem em consequência da deformação de um meio elástico.
As ondas eletromagnéticas transportam energia de um local para outro. É dessa forma que a energia do Sol chega até a Terra.
A maioria das ondas se formam a partir do sopro do vento na superfície do mar. O vento bate na água e causa uma ondulação composta de pequenas ondas entre 1 e 2 cm que são chamadas de ondas capilares. Quanto mais veloz e durável for o vento, maior será a altura da onda.
As ondas quebram na beira da praia porque é nesta área que a profundidade da água diminui a ponto de ter quase a mesma altura da onda. Aí, a parte de baixo, tecnicamente chamada de "cavado", começa a entrar em atrito com a areia e freia a ondulação.
Vários fatores contribuem para o movimento do mar, como temperatura e o balanço no fundo dos oceanos. No entanto, os principais motivos são a força da gravidade exercida pelo Sol e pela Lua e o poder dos ventos, que empurram as águas de um lado para o outro, criando a sensação de balançar.