Qual a regra? Impugna e designa (ou designe), com acento tónico no u e no i respectivamente, e sempre sem acento gráfico. É assim que estes verbos se conjugam, e não há qualquer regra particular ou especial.
Inexorável Logo inexorável quer dizer o que não é possível de ser abrandado em atendimento a súplicas. Assim como exorar, temos exonerar, exorcizar e exorbitar, todos com som de Z. Portanto a pronúncia correta, em nosso exemplo, é: O juiz foi /inezorável/ em sua decisão.
Não há “i” no verbo optar, apesar de pronunciado. Assim, correto é opto. Agora, a questão de ser com o sem acento já é uma questão de fonética. Quando pronunciamos “optar” na primeira pessoa do presente do indicativo há uma tonicidade na primeira vogal “o”.
À luz do que dissemos, devem tais verbos ser pronunciados assim, no presente do indicativo: eu me indigno (/díg/), tu te indignas (/díg/), ele se indigna (/díg/), nós nos indignamos, vós vos indignais, eles se indignam (/díg/).
ADAPTAR e OPTAR têm P MUDO e, por isso, conjugam-se ADAPTO, ADAPTAS, ADAPTA ( = aDÁPto, aDÁPtas, aDÁPta), etc. (e NÃO adaPIto, adaPItas, adaPIta, etc.) e OPTO, OPTAS, OPTA ( = ÓPto, ÓPtas, ÓPta), etc. (e NÃO oPIto, oPItas, oPIta, etc.)
pre·lec·tor |ètô| 1.
substantivo feminino Articulação do som das letras, sílabas ou palavras; pronunciação. Ato ou maneira de pronunciar.
verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Exprimir-se (manifestar) através de palavras, comportamentos e/ou atitudes: expressar um pensamento; expressar a beleza é o trabalho de um maquiador; expressava-se sem clareza.
Expressar é declarar alguma coisa, dar a opinião ou transmitir o que se pensa sobre algo. Como na frase: "ele perdeu o medo e conseguiu expressar sua opinião sobre a situação".
Quando queremos expressar sentimentos usamos o verbo “sentir”. Se transmitimos pensamentos, empregamos “sentir que”. ... Por exemplo, “sinto medo” (sentimento) ou “sinto que o medo está me paralisando” (pensamento). Neste último caso, estamos racionalizando uma emoção, quer dizer, fazendo frente a uma situação.
A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. ... O hábito de falar dos sentimentos não denota que somos fracos ou sensíveis demais.
O que fazer:
Alguns exemplos comuns de regras aprendidas / improdutivas para emoções:
Desligar a humanidade nada mais é do que desligar suas emoções, todas elas: raiva, alegria, tristeza, amor, inveja, medo, angústia... Mas quem disse que só os vampiros conseguem? ... Em The Vampire Diaries/TVD, quando os vampiros não suportam alguma dor emocional forte, eles desligam a humanidade para não sentir mais.
4 passos para eliminar a dependência emocional
Valide suas emoções primeiro Quando você se encontra no auge de uma emoção, é importante não desprezar seus sentimentos em relação a ela. Emoções podem ser muito parecidas com crianças indisciplinadas e carentes: assim que você lhes dá atenção, elas se acalmam.
Peça para ela dizer o que a incomoda Mostre-se compreensivo e disposto a ajudar, e peça com jeito para que a pessoa hipersensível explique o que a incomoda. Mais ainda, pergunte também o que você pode fazer para evitar, caso não seja óbvio.
Como lidar com as emoções