Para elaborar uma boa síntese é necessário compreender o texto base e extrair as ideias principais para então escrever um novo texto resumido.
Não confunda síntese com resumo! Eles são escritos com as suas próprias palavras. Já nas diferenças, observa-se que o resumo tem um caráter mais informativo, enquanto a síntese apresenta um caráter mais pessoal. Além disso, o tamanho desses textos é diferente. O resumo costuma ser bem maior que a síntese.
As únicas diferenças entre resumo e sinopse dizem respeito ao local de ocorrência e à pessoa que os redige: o resumo aparece em publicação à parte e é redigido por outra pessoa que não o autor do trabalho resumido; a sinopse é uma visão de conjunto redigida pelo autor, ou por um redator da revista ou livro periódico ...
Resenha: tem a intenção de avaliar uma obra, apresentando seus pontos positivos e/ou negativos com o intuito de incentivar ou não que seu leitor tenha contato com a obra original. Sinopse: tem a intenção de despertar interesse pela obra original através de um breve resumo.