O discurso indireto:
É comum no uso do Discurso Direto: * 1 ponto a) Utilização de “verbos de elocução”, ou seja, aqueles que têm relação com “dizer”, como: falar, indagar, perguntar etc.. b) Sinais de pontuação como: travessão, interrogação, aspas, exclamação, dois pontos. c) Aparecer no meio do texto, e não em linhas soltas.
c) Que efeito o falante obtém com o uso do discurso direto (trechos entre aspas)? O relato ganha naturalidade e vivacidade, pois vai construindo a cena diante do leitor.
Assim, um texto do gênero dramático apresenta esses dois tipos de conteúdos: o discurso direto das personagens e as indicações cênicas (rubricas ou didascálias). Os textos dramáticos estão subdivididos em atos e cenas e apresentam o nome da personagem que dialoga antes da sua fala, marcando assim a sua entrada em cena.
O discurso é a forma como as falas das personagens são introduzidas numa narrativa. Existem três tipos de discurso: ... o discurso indireto; o discurso indireto livre.
Discurso é um elemento que faz parte da linguagem dos seres humanos, podendo ser falado ou escrito. É umas das principais ferramentas que permitem a comunicação entre as pessoas. Há, na Língua Portuguesa, diferentes tipos de discursos: o discurso direto, o discurso indireto e o discurso indireto livre.
Primeira pessoa (eu, nós) : o narrador fala usando aspas, travessões para demostrar a fala de alguém. Indireto: o narrador reproduz com suas palavras o que foi dito por alguém. ... Terceira pessoa (eles, elas) : O narrador usa sua própria voz, para reelaborar o que foi dito pelo personagem.