Dos três folhetos embrionários, o ectoderma é aquele que está em contato com o meio externo do organismo e é deste folheto que se origina o sistema nervoso. O primeiro indício de formação do sistema nervoso consiste em um espessamento do ectoderma, situado acima da notocorda, formando a chamada placa neural.
A neurulação é o evento-chave no desenvolvimento do sistema nervoso. ... Ele acontece quando a medula espinha primitiva (notocorda) envia um sinal aos tecidos que a recobre para que se torne mais espesso, formando a placa neural. Esta invagina-se criando assim o sulco neural.
Durante a formação do tubo neural, em embriões de cerca de três semanas e meia, na região de fusão das pregas neurais, células se desprendem da superfície e migram para as laterais do tubo neural, essas células constituem a crista neural.
Ectoderma é o folheto mais externo (ecto = fora) e que reveste o embrião. Ele dará origem ao sistema nervoso central (SNC), sistema nervoso periférico (SNP), epiderme e estruturas associadas, tais como pelos e unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas.
Como se dá a migração neuronal durante o desenvolvimento embrionário. O termo "é genético" tornou-se muito popular ultimamente. ... O acúmulo de células neuronais abaixo da superfície do cérebro primordial dão lugar a migração de células ao longo dos processos gliais radiais para formar a placa cortical.
A neurogênese é crucial quando um embrião está se desenvolvendo, mas também continua em certas regiões cerebrais após o nascimento e durante toda a nossa vida. O cérebro maduro tem muitas áreas especializadas de função e neurônios que diferem em estrutura e conexões.
Neurogênese é o processo de formação de novos neurónios no cérebro, provenientes de células-tronco neurais e progenitores neurais. ... Este processo que corresponde desde a formação de um novo neurônio até que ele se torne funcional, se integrando no sistema nervoso leva mais de um mês.
Embriologia. O córtex cerebral é uma das primeiras estruturas a desenvolver-se durante o desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC) na neurulação. Por volta do 18.º dia, a placa neural invagina ao longo do seu eixo central para formar um sulco neural mediano longitudinal, com pregas neurais de cada lado.
Córtex Cerebral
Consiste em dois hemisférios (direito e esquerdo), cada um dividido em cinco lobos: frontal, parietal, temporal, occipital e insular. Estruturalmente constituído de uma camada externa de substância cinzenta (córtex cerebral) e da substância branca, localizada centralmente.
O córtex cerebral é formado pela substância cinzenta (que contém o corpo celular do neurônio), e também é o local do processamento neural mais sofisticado e distinto. ... É ainda do córtex que saem os impulsos nervosos que iniciam e comandam os movimentos voluntários.
O córtex cerebral é a fina camada de substância cinzenta que recobre o cérebro. Ele é uma das regiões mais importantes do Sistema Nervoso Central (SNC). Ele recebe impulsos de todas as vias da sensibilidade, sendo o responsável pela interpretação e resposta de todas essas informações.
O córtex motor se subdivide em três áreas, cada uma tendo sua representação de grupos musculares e funções motoras específicas do corpo: córtex motor primário, córtex pré-motor e a área motora suplementar.
Córtex pré-motor: -Age na preparação e execução dos movimentos + Área Motora Suplementar contribuem para o controle da função motora, grande número de fibras descendentes e diretamente conectadas ao trato córtico-espinhal.
Coordena o movimento e o controle postural, adequando a estimulação motora efetiva ao movimento pretendido. Córtex cerebelar se projeta para núcleos profundos. Núcleos profundos se projetam para o córtex motor (neurônio motor superior). Núcleos profundos se projetam para os núcleos vestibulares.