O Planilhas Google é compatível com fórmulas de célula normalmente encontradas na maioria dos pacotes de planilhas. É possível usar funções ao criar fórmulas para manipular dados e calcular strings e números.
Dica: não é possível usar algumas funções de outros programas de planilha. Saiba mais sobre as funções incompatíveis com o Planilhas Google.
Chama uma biblioteca de links dinâmicos ou um recurso de código. Uma vez que este recurso pode não estar disponível em todos os dispositivos, o Sheets não utiliza esta função.
Por exemplo, imagine que você queira calcular o valor absoluto de uma soma de vários números no intervalo de células A1:A7. Para calcular a soma desses números, digite "=SUM(A1:A7)" em uma célula.
Para tanto, usaremos o seguinte exemplo: Se no mês de Janeiro as vendas foram de R$ 17.775,00 e em Fevereiro foram R$ 23.340,00, qual é o percentual de aumento comparando Janeiro com Fevereiro?
Muitos usuários tem dúvidas sobre como calcular percentual, inclusive usuários avançados, mas você aprenderá neste tutorial que é muito fácil calcular a porcentagem no Google Planilhas.
Para calcular o valor absoluto dessa soma, você precisa aninhar a fórmula da soma dentro da fórmula de valor absoluto. Para calcular ambas as fórmulas em uma célula, digite "=ABS(SUM(A1:A7))" na célula. A função =SOMA() é executada primeiro e utilizada como um componente da função =ABS().
Dica: como nem todos têm acesso ao servidor COM, você pode usar macros ou o Apps Script.
Nota: uma vez que o Sheets dá destaque à colaboração online, muitas das informações deste método podem não estar disponíveis ou ser as mais transparentes para todos os utilizadores.
Observação: também é possível selecionar intervalos não adjacentes para a fórmula. Para selecionar várias células, clique e mantenha pressionada a tecla Ctrl (Cmd no Mac) ao selecionar as células que você quer incluir na fórmula.
Para calcular o valor absoluto dessa soma, você precisa aninhar a fórmula da soma dentro da fórmula de valor absoluto. Para calcular ambas as fórmulas em uma célula, digite "=ABS(SUM(A1:A7))" na célula. A função =SOMA() é executada primeiro e utilizada como um componente da função =ABS().
Vai estar visível uma caixa de ajuda da função ao longo do processo de edição para lhe apresentar uma definição da função e a respetiva sintaxe, bem como um exemplo para referência. Se necessitar de mais informações, clique no link "Saber mais" na parte inferior da caixa de ajuda para abrir um artigo completo.
Cledison Nascimento, especialista em Engenharia de Software formado pela Universidade Federal de Roraima. Desde 2018, faz parte do Grupo Ninja e, é especialista em Excel pela Microsoft. Já escreveu mais de 1.000 artigos tutoriais sobre Excel e Power BI, e também cria conteúdo para o YouTube. Criador do curso de Power BI na plataforma. Sua dedicação ao aprendizado e compartilhamento de conhecimento o tornaram uma referência quando se trata de Excel, Power BI e outras ferramentas do Pacote Office e Planilhas Google.
Ao fazer referência a outras células numa fórmula, essas células serão realçadas com cores contrastantes para o ajudar a criar mais facilmente uma fórmula. Ao clicar numa célula que contém uma fórmula concluída, também verá essas células realçadas.
Para nosso exemplo prático, vamos pegar o faturamento de uma empresa durante o ano, e em seguida, vamos então saber qual o faturamento médio. Mas, para isso vamos utilizar a Função média neste software da Google.
Quer aprender Excel do Básico ao Avançado passando por Dashboards? Clique na imagem abaixo e saiba mais sobre este Curso de Excel Completo.
Calcular esta porcentagem no Google Planilhas é muito fácil. Você só precisa dividir a amostragem (valor menor) pelo valor total. Ou seja, basta dividirmos 24 por 35 e obterá o resultado de 69%:
Observação: como o Planilhas enfatiza a colaboração on-line, é possível que grande parte das informações obtidas por esse método não esteja disponível ou não seja facilmente encontrada por todos os usuários.
Por exemplo, selecione a célula C3 em uma planilha do Google Sheets. Digite a fórmula '= 250-200' na barra fx e pressione a tecla Enter. O total de 50 aparecerá na célula C3. Como alternativa, você pode subtrair valores inseridos nas células da planilha.
Para os valores que deseja subtrair, digite-os na forma de números negativos; Na célula em que deseja calcular o resultado, digite =SOMA(valores do intervalo de células). No exemplo acima, a fórmula fica =SOMA(A1:A5); Na célula de resultado, o Excel exibirá o valor da operação.
Subtrair dois ou mais números em uma célula
A subtração é uma operação matemática representada pelo sinal de menos (-).
Resposta: Na subtração podemos identificar três ideias: comparar, retirar ou tirar e completar.
Na subtração, podemos identificar três ideias: comparar, retirar ou tirar e completar.
Para fazer a divisão entre frações, basta manter a primeira fração e multiplicá-la pelo inverso da segunda. Exemplo: a) Vamos dividir a fração 2/3 pela fração 5/6: b) Determine o quociente entre os números um centésimo e um milésimo.
Ideias da divisão Se perguntar aos alunos “Quantas vezes o 2 cabe no 8?” é a ideia da medição que está evidenciada. Agora, se questionar da seguinte forma: “Ao repartir 8 balas entre 2 crianças quantas balas cada criança receberá?” estará enfatizando a ideia da partição.
Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.
Em uma divisão, sempre que o divisor é maior do que 10, é necessário construir uma parte da tabuada desse divisor para viabilizar essa operação. Esse procedimento pode ser feito mentalmente ou por escrito, mas sempre é feito. Em outras palavras, para aprender a dividir, é indispensável saber multiplicar.
Deve -se resolver primeiro a multiplicação ou divisão. Deve-se manter a ordem dos elementos, por exemplo, se vier multiplicação primeiro e depois divisão, você deve resolver primeiro a multiplicação, e vice-versa. E depois de resolver todas as divisões e multiplicações, você resolve as adições e subtrações.