A febre de origem indeterminada (FOI), considerada clássica, é um diagnóstico provisório para um quadro febril de duração superior a três semanas e de diagnóstico difícil. Ela é determinada quando a investigação, seja com o atendimento clínico ou exames, não permite esclarecer a causa da febre de imediato.
A febre intermitente pode indicar diversas doenças A febre intermitente normalmente tem um período predeterminado de duração e regride pelo menos uma vez a cada 24 horas. Ele segue uma curva bem específica e pode sinalizar diversas doenças graves, como a malária, leptospirose, tuberculose e até mesmo linfomas.
Febre recorrente é uma doença febril recorrente causada por várias espécies de espiroquetas Borrelia e transmitida por piolhos ou carrapatos. Os sintomas são episódios febris recorrentes acompanhados por cefaleia, mialgia e vômitos, com duração de 3 a 5 dias, separados por intervalos de recuperação aparente.
Descrição clínica. A doença é caracterizada por febre cíclica (períodos alternantes de febre súbita seguida de remissão) associada a um estado geral de doença com outras complicações (cardíacas, neurológicas ou manifestações oculares e hemorragias).
O que causa a febre? Em bebês, os vírus da gripe e do resfriado são os principais causadores de febre. Neste caso, é comum que a temperatura se normalize até três dias depois e apenas o médico está habilitado para indicar ou não o uso de remédios.
Os remédios mais indicados para baixar a febre no bebê são o paracetamol (Tylenol), a dipirona infantil (Novalgina infantil) e o ibuprofeno (Alivium, Doraliv), que devem ser administrados através de formas farmacêuticas adaptadas para a idade, como suspensão oral, gotas orais ou supositórios, por exemplo.
Como Baixar a Febre Rápido? Álcool - Antiga, mas útil, a dica com o álcool é surpreendentemente útil. Embebedar panos com álcool para limpeza e colocar eles na testa e busto vai baixar a temperatura. O álcool irá “roubar” o calor num processo de equilíbrio térmico.
1) Faça compressas frias no tronco e nos membros usando toalha úmida ou bolsa térmica. Use água, jamais álcool, pois ele pode ser absorvido pela pele e provocar intoxicação, principalmente quando se trata de bebês e crianças pequenas.
06 - (FURG RS) Quando uma criança está febril, é prática comum passar no corpo da criança um algodão umedecido em álcool. Esse procedimento funciona porque: a)o álcool atua como antisséptico. b)ao evaporar, o álcool diminui a temperatura.
Um ótimo remédio caseiro para febre é colocar uma toalha molhada com água fria na testa e nos pulsos do indivíduo....Para o tratamento natural deve usar apenas 1 das seguintes receitas:
“Uma das maneiras de, pelo menos, aliviar os sintomas é utilizar compressas de água fria e claro, as famosas rodelinhas de batata crua”, esclarece. Mas é preciso esclarecer: o alívio surge da temperatura fria, que causa vasoconstrição (redução do calibre dos vasos), e não do tubérculo em si.
A resposta então é simples: não adianta colocar o ar-condicionado no frio intenso, pois isso só vai prejudicar a pessoa com febre. Porém, você pode configurar o aparelho condicionador de ar para gerar conforto e estabilidade para a recuperação de um paciente febril.