Essa via alternativa de alimentação pode ser introduzida pelo nariz e posicionada no estômago (a sonda nasogástrica) ou no intestino delgado (a sonda nasoentérica). Também pode ser acoplada direto no abdômen com uma punção ou pequeno corte e direcionada ao estômago (gastrostomia) ou ao intestino (jejunostomia).
Nutrição enteral por meio de sonda, como funciona? A sonda nasoenteral é necessária quando o paciente não consegue manter uma alimentação pelo método convencional, ou seja, via ingestão oral. Assim, é preciso colocar um tubo flexível no nariz, de forma que ele chegue ao estômago, duodeno ou jejuno.
Encher a seringa com a comida triturada e coada, na quantidade de 50 a 60 mL; Voltar a repetir os passos para fechar o tubo e colocar a seringa na sonda, tendo sempre cuidado para não deixar o tubo aberto; Empurrar o êmbolo da seringa com cuidado, inserindo a comida lentamente no estômago.
As principais complicações associadas à gastrostomia são: extravasamento de suco gástrico e/ou dieta pelo óstio da gastrostomia; inflamação do óstio da gastrostomia por irritação química (suco gástrico) e infecção do óstio com drenagem de secreção purulenta.
O tempo de permanência da sonda nasogástrica variou de dois a 90 dias, com duração média de sondagem de 19 dias.
Cuidados Gerais com a Gastrostomia e Jejunostomia
Aplique 30 ml de água filtrada antes e após cada utilização, para assepsia. Injete com cuidado para que a pressão da água não rompa a sonda. Limpe também a parte externa do tubo, com gaze, água e álcool 70%, pelo menos, uma vez ao dia.
A gastrostomia é um procedimento cirúrgico que estabelece o acesso à luz do estômago através da parede abdominal. As técnicas empregadas para realização da gastrostomia são: cirurgia através de laparotomia, via endoscópica ou através de laparoscopia.
SIGLAS E ABREVIATURAS: Apto:Apartamento; Enf: Enfermaria; SNE: Sonda Nasoenteral; SOG: Sonda Orogástrica; GTT ou GTM: Gastrostomia; JTM: Jejunostomia; SF: Sistema Fechado; SA: Sistema Aberto.
A traqueostomia (TQT) é em um procedimento cirúrgico onde ocorre a abertura da parede anterior da traqueia, fazendo uma comunicação da mesma com o meio externo.
A traqueostomia é procedimento cirúrgico, realizado pelo médico, que consiste na abertura da traqueia para o meio externo, com inserção de um tubo (cânula), para permitir a passagem do ar.
O passo inicial consiste em colocar uma sonda no estômago através do nariz (nasogástrica) ou da boca (oro-gástrica) e inflar o estômago com ar. Para tal, a parte posterior da garganta será anestesiada com spray anestésico local antes da colocação do tubo.