Um deles é colocar a mão no filtro, pegar um pouco da areia e averiguar se ela está solta (escorrendo naturalmente entre os dedos). Se isso acontecer, está tudo bem.
Na maioria dos casos o que acontece é que a areia não tem a capacidade de filtrar a sujeira que está voltando para a piscina. Ou ela é muito fina ou está em grande quantidade. ... É comum as reclamações de que há areia no fundo da piscina. Geralmente depois de filtrar é possível ver a areia do filtro decantando.
NOTA: A granulometria correta da areia especial que deverá ser utilizada nos filtros SODRAMAR é (05 a 08) ou de 0,5 a 0,8 mm.
Para retirar o ar do filtro de areia deve-se:
Você deve ir empurrando a mangueira lentamente mas sempre com ela reta, na vertical, para que a água vá entrando pelo carrinho (que está no fundo da piscina) e vá empurrando o ar que está no interior da mangueira para que ela saia pela outra extremidade, a que possui a rosca.
Retire a conexão entre o cano da parede e o tubo ligado ao vaso (é só desenroscar o tubo ligado ao cano) até que a água comece a jorrar. Não se esqueça de colocar um balde próximo à parede para receber a água e evitar molhar o piso. Deixe a água sair até que esteja um fluxo bem forte, e então feche novamente a conexão.
Se seu filtro possuir apenas um manômetro, observe o ponteiro e veja se o aumento de pressão em relação à inicial chegar a 0,6kgf/cm². Neste momento já deve ser feita a retrolavagem e no caso de dois manômetros quando a diferença entre os dois ultrapassar 1,2 kgf/cm².
Pra que serve o relógio (manômetro)? Ele está diretamente ligado com a necessidade de lavar a areia, quanto maior a sujeira dentro do filtro mais pressão e mais o ponteiro do manômetro vai subir, ou seja, sempre quando o manômetro estiver com mais pressão que o normal é hora de lavar a areia.
Com que frequência devo retrolavar o filtro? A retrolavagem deve ser feita sempre que a pressão interna do filtro estiver chegando em seu limite superior e isto pode ser visto através do seu manômetro.
A recomendação é que seja feita uma filtragem de 8 a 12 horas por dia, no entanto, isso vai variar em razão de diversos fatores. Para que a piscina permaneça sempre limpa o ideal é que toda a água seja filtrada uma vez por dia, ou seja, em 24 horas toda a água da piscina precisa passar pelo filtro.
3 dicas para filtrar a água da sua piscina sem esforço
O ideal é que o tempo de trabalho do filtro não ultrapasse 8 horas, mesmo em piscinas domésticas. Mas a recomendação da ABNT indica que o tempo ideal de filtragem é 6 horas (para piscinas comerciais) e 8 horas (para piscinas residenciais).
7 dicas para cuidar da sua piscina no inverno
A ideia aqui é fazer uma “supercloração” com cloro granulado. Para isto utilize 14g de cloro para cada 1000 litros de água. Nesta etapa, talvez você tenha que deixar o cloro agir para acabar com as algas de forma eficaz. Quanto mais tempo o cloro ficar agindo melhor!
Faça a limpeza da borda com um “limpa bordas” e filtre a água da piscina....Aplique um floculante/clarificante e coloque a água para filtrar até ficar transparente.
As pastilhas da piscina de alvenaria passam a descolar, a estrutura e impermeabilização podem ser afetadas. Portanto, NÃO esvazie a sua piscina, pois o gasto que você terá para repará-la depois de danificada será muito maior do que o gasto para mantê-la!
Calma! Drenar a água de uma piscina não é um procedimento recomendado, já que pode ocasionar sérios problemas na estrutura e altos prejuízos no seu bolso. Mas, sabemos que existem determinadas situações em que sua piscina precisará de manutenção, fazendo com que ela tenha que ser esvaziada.
4 dias