Perda de documentos: o que fazer se isso acontecer com você?
O que devo fazer após ocorrido furto, roubo, extravio ou perda dos meus documentos
São 13 tipos diferentes de ocorrências que podem ser registradas por meio do site http://www.ssp.sp.gov.br/nbo/. Podem ser registrados casos de furtos - incluindo de veículos - perdas (documentos, celulares e placa de veículos), injúria, difamação, calúnia, desaparecimento e encontro de pessoas.
Quem perdeu o documento deve registrar um boletim de ocorrência e solicitar uma segunda via.
Para consultar seu RG por meio do seu CPF, basta entrar no site Meu INSS, clicando aqui. Neste site estarão muitos dos seus dados, e para acessá-lo é só fazer o login. Caso não tenha o login, pode fazer seu registro na mesma hora.
Cada estado possui autonomia para estabelecer as regras de emissão do RG. O número do RG está localizado no verso do documento, na parte atrás da foto, e é identificado pela sigla RG ou Registro Geral.
Uma das formas de validação possíveis é a utilização de reconhecimento facial – por meio dela, é possível comparar uma selfie do usuário com a foto do RG enviada no momento do processo de cadastro, comprovando que a pessoa é realmente a portadora do documento.
Como consultar o nome pelo RG?
Após autorizar o uso, o cidadão deve apontar a câmera para o QR Code que fica na parte interna da carteira de identidade. E então aparecerá na tela as mesmas informações constantes na carteira de identidade consultada, confirmando se tratar de um documento autêntico.
Com a cédula física de identidade em mãos, baixe o aplicativo RG Digital SP. Selecione o botão “Adicionar RG” e escaneie o código QR que está no verso do RG, ou seja, vai ter que tirar do plástico!. Siga as instruções do app para escanear o código.
Cidadãos com RG do Estado de São Paulo podem emitir no celular ou tablet, e enviar por e-mail, Atestados de Antecedentes Criminais. Também podem, por meio da leitura de QR Code, verificar a autenticidade de um atestado já emitido.
O Instituto Geral de Perícias (IGP/SC) disponibiliza para a população desde sexta-feira (2) uma ferramenta que possibilita consultar a autenticidade das carteiras de identidade por meio da leitura do QR Code.