Em caso de suspensão de contrato de trabalho prevê o pagamento de 100% do valor do Seguro-Desemprego. Para o trabalhador intermitente terá um benefício Emergencial com valor fixo de R$ 600,00.
Os empregadores devem comunicar ao sindicato trabalhista e ao Ministério da Economia, no prazo de até 10 dias a partir da celebração do acordo coletivo ou individual, sobre a redução de jornada e salário ou a suspensão de contrato de trabalho.
Cancelar acordos que não deveriam ter sido enviados Neste caso o procedimento será feito apenas pelo Portal por meio do menu Benefício Emergencial > Consultar, faça o filtro do CPF do empregado ou clique em Listar Todos. Ao clicar sobre o nome do empregado, acesse a opção Cancelar.
A empresa deve encaminhar ao empregado o comunicado da decisão de antecipar o fim da suspensão do contrato. O teor principal do termo deve ser: “por meio do presente comunicado, a empresa XXX cientifica Vossa Senhoria da decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.”
cessação do estado de calamidade pública; data estabelecida no acordo individual como termo de encerramento do período e suspensão pactuados; ou. data de comunicação do empregador que informe ao empregado sobre a sua decisão de antecipar o fim do período de suspensão pactuado.
Em alguns casos, pode ocorrer de ser gerado Redução de Jornada e Salário para funcionários indevidos,ou seja, feito por engano ou com datas erradas. Com isso, deve-se desfazer as reduções, a fim de excluir o evento S-2206 de alteração de contrato gerado ao eSocial, e retornar aos dados iniciais.
Como cancelar a Redução de jornada/salário
Clicando uma vez em cima do Nome do funcionário apresentará a tela da rotina do Cancelar conforme abaixo:
Segundo a DataPrev, uma parte dos benefícios com status de “suspenso” é porque as informações do empregado não foram enviadas ao eSocial até a data de corte, ou seja, até Por enquanto, não é necessária nenhuma ação por parte dos empregadores, apenas aguardar que será efetuado um reprocessamento automático.
Como antecipar o retorno do pedido de suspensão ou redução? Resposta: Deve ser enviado uma nova informação, com a mesma data de início, mas com a quantidade de dias com a redução. Ex.: Foi enviado 60 dias e a empresa quer antecipar o retorno.
Isto significa que o prazo é contado até o dia em que começaram as férias forenses sendo que durante o transcorrer destas a contagem fica suspensa. Com o fim do período de recesso, o prazo é retomado de onde tinha parado.
Clicando uma vez em cima do Nome do funcionário apresentará a tela da rotina do Cancelar conforme abaixo:
Em algumas situações a tramitação de um processo pode ficar suspensa, ou seja, por um determinado período ele não terá registro de andamentos. Ocorre por determinação judicial, sem que isso cause prejuízo às partes.
No processo suspenso não correm prazos e não se praticam atos (salvo em caso de urgência). Ademais, o artigo 306 do CPC , supracitado, dispõe em sua parte final que: "o processo ficará suspenso (art. 265, III), até que seja definitivamente julgada".