Bom, usamos essa expressão para dizer de uma pessoa que não possui nem um pouco de paciência, tolerância, e se falarmos um A, a pessoa já se irrita conosco. Exemplo: Fulano tem pavio curto.
Já para lidar com pessoas com o comportamento explosivo e irritadiço, a psicóloga orienta esperar a hora certa para mostrar que aquele tipo de reação não é normal “Nunca se deve discutir com o 'pavio curto' no alto da irritação. O ideal é esperar passar aquele momento, se manter distante ou tentar acalmá-la”.
Se o pavio foi cortado muito curto, corte a vela para igualar. Cavar ao redor do pavio será o suficiente para expor uma ponta para usar, a não ser que a vela derreta e apague a chama. Neste caso, você terá que cavar uma área maior ao redor do pavio da vela antes de acendê-la.
Como lidar com pessoas agressivas de todas as idades?
Para tratar o Transtorno Explosivo Intermitente (TEI), é indicada a terapia cognitivo-comportamental associada ao uso de medicamentos, além de conversas com familiares. A terapia irá ensinar o paciente a se posicionar e a controlar a ansiedade e a agressividade.
A principal causa da condição é o componente genético, que faz com que o distúrbio seja transmitido de pais para filhos. Especialmente em famílias que tem pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). O TEI é comum e prevalente em TDAHs.
Transtorno explosivo intermitente: sintomas
Relacionamento – quem tem transtorno de personalidade é, geralmente, incapaz de estabelecer relacionamentos íntimos e estáveis com outras pessoas. A pessoa pode ser insensível, se isolar ou não ter empatia e também pode ter medo de abandono e necessidade de atenção. Familiares e amigos, frequentemente, a acham confusa.
Principais Características
Pessoas com Borderline tendem a sofrer grande instabilidade emocional e afetiva, sentimentos intensos e extremos. Eles são o famoso 8 ou 80. Além disso, elas se relacionam de forma muito intensa, instável e até caótica. Ou seja, o convívio com essas pessoas pode ser muito difícil.
Transtorno Borderline: sintomas, tratamento e como lidar com pessoas que o possuem
O relacionamento com uma pessoa com Borderline deve ser cauteloso. Por conta da insegurança natural da patologia, muitas vezes o parceiro acaba reforçando comportamentos que agravam os sintomas como por exemplo a questão do ciume exacerbado.
“O transtorno bipolar é uma doença que envolve desregulação mais espontânea e duradoura do humor. Dura pelo menos uma ou duas semanas com humor persistentemente eufórico, irritável ou deprimido. Já no transtorno de personalidade borderline, essa desregulação do humor é mais fugaz e influenciada por eventos exteriores.