Como posso ter acesso ao TeleSUS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Os canais de entrada aos serviços de saúde propostos são: o Serviço de ChatBot, o Serviço de Unidade de reconhecimento Audível (URA), o Serviço de Atendimento pré-clínico (SAPC) e o monitoramento remoto.
Como posso acessar o chat online para obter informações do COVID-19?
O chat online deve ser acessado pelo site https://coronavirus.saude.gov.br/. Lá você inicia a conversa e digita todos os seus sintomas. Dessa forma, fica sabendo se deve ficar em isolamento domiciliar, se deve procurar um posto de saúde ou serviço de emergência.
O que devo fazer se uma pessoa tossir ou espirrar do meu lado para prevenir o COVID-19?
Não há nada para ser feito neste momento, a não ser observação. O tempo de incubação de COVID-19 (ou seja, o tempo entre o contato e adoecer de fato) varia entre 2-14 dias. Durante esse período você deve observar o surgimento de febre, tosse seca, dores no corpo, coriza e outros sintomas gripais, bem como falta de ar. Porém a chance de contagio em um evento como esse é baixíssima.
Se eu já tinha COVID-19, devo continuar com medidas preventivas como uso de máscara, álcool gel, etc.?
De acordo com as evidências científicas atuais, existe a possibilidade de uma nova contaminação pelo vírus causador da COVID-19. Já houve relatos de casos no mundo de pacientes que adquiriram 2 vezes o vírus. Portanto, todas as medidas de prevenção deverão ser mantidas, mesmo que você já tenha sido diagnosticado(a) previamente, sempre seguindo as recomendações dos órgãos sanitários.
O que é e quem deve ficar em isolamento respiratório domiciliar durante a pandemia da COVID-19?
Ver resposta completaO isolamento respiratório domiciliar significa permanecer em casa, com pouco ou nenhum contato com outras pessoas. Ele é indicado para:1. casos suspeitos ou confirmados da COVID-19 sem necessidade de internação;2. pacientes assintomáticos vindos de países com Nível 3 de alerta. Clique aqui e confira a lista;3. pacientes assintomáticos com contato de caso confirmado ou suspeito pelo novo coronavírus (contactantes).4. Pessoas que voltaram de viagem ao exterior devem permanecer em isolamento domiciliar por pelo menos 7 dias.É uma medida de segurança para tentar evitar a disseminação da doença. Nos casos suspeitos, quando o exame específico para o novo coronavírus for negativo, suspender o isolamento respiratório.