Quais os sintomas do colesterol alto? O colesterol alto não provoca sintomas. Cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito, palpitações podem indicar doenças cardiovasculares que tem grande correlação com altos níveis de colesterol.
De acordo com Adriana, alguns cortes são melhores para quem está preocupado com os níveis de colesterol, como o patinho, o lagarto e o coxão mole ou duro. A costela, o cupim e o contrafilé são cortes mais gordos e devem ser evitados.
De acordo com a nutricionista Karina Valentim, alguns cortes de carne de porco lideram o ranking quando o assunto é menos colesterol. O lombo suíno está empatado com o filé-mignon bovino, ambos apresentam 55 mg de colesterol a cada 100 gramas de carne.
De modo geral, os melhores cortes de carnes para quem tem colesterol alto são: Frango: qualquer parte, desde que tenha a pele retirada; Porco: prefira cortes como lombo e pernil, que são menos gordurosos; Carne bovina: patinho, alcatra, filé mignon e lagarto possuem menor teor de gorduras.
Carne de frango tem mais colesterol do que carne vermelha, dizem cientistas.
Coloque no prato
Para reduzir níveis alterados de colesterol e triglicérides, é imprescindível o consumo de vegetais, e um modo ideal de consegui-lo é mediante as saladas, sucos e batidas.
Os melhores sucos para ajudar a controlar o colesterol no sangue são:
Principalmente para pessoas propensas a desenvolver ou tem pedras nos rins e em pessoas que sofrem de síndrome do intestino irritável. Pois contem: Oxalato, que podem contribuir para a formação de pedras nos rins, tendo também ação anti-nutricional podendo interferir na absorção de alguns micronutrientes.
Beterraba. Comer muita beterraba faz as fezes ficarem vermelhas, com uma tonalidade mais escura. Em alguns casos, as pessoas podem confundir com sangue e se assustar. Enfim, o que dá a tonalidade a beterraba e consequentemente, às fezes, é a betacianina.
O magnésio, o sódio e o cálcio contidos em grandes quantidades no suco de beterraba têm um efeito complexo na vasculatura e no sistema circulatório do organismo, e auxiliam em casos de tromboflebite, que é a formação de coágulo em uma veia associado à inflamação da parede venosa.
A beterraba pode ser consumida em saladas cruas, cozidas ou em sucos, sendo ideal consumi-la na forma crua, pois o seu principal nutriente antioxidante, a betalaína, é perdido quando colocado em temperaturas elevadas.