Como ocorre a intercambialidade de medicamentos? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A intercambialidade de medicamentos permite ao farmacêutico substituir o medicamento de referência pelo seu medicamento genérico correspondente e vice-versa, e o medicamento de referência pelo seu medicamento similar intercambiável e vice-versa.
Qual a RDC da intercambialidade?
A Lei 9.787/1999 e a RDC 16/2007 preveem a intercambialidade entre o medicamento genérico e o seu medicamento de referência. Portanto, medicamentos genéricos podem ser dispensados quando a prescrição menciona a DCB, a DCI ou o nome de marca do medicamento de referência correspondente.
O que é intercambialidade?
Definição - O que é Intercambialidade Possibilidade de utilização de um item, componente ou produto no lugar de outro(s), sem necessidade de adaptação ou ajustes para satisfazer aos requisitos necessários.
O que diz a RDC 58 14?
RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 58, DE 10 DE OUTUBRO DE 2014. Dispõe sobre as medidas a serem adotadas junto à Anvisa pelos titulares de registro de medicamentos para a intercambialidade de medicamentos similares com o medicamento de referência. ... 2º tenham sido aprovados pela Anvisa.
O que é intercambialidade em metrologia?
A possibilidade de se substituir umas peças por outras ao montar ou consertar um equipamento (ou conjunto mecânico) denomina-se intercambiabilidade.
O que é intercambialidade de vacinas?
“Quando existe uma possibilidade de intercambiar, é como se você tivesse o dobro de cada uma das doses”. Para o pesquisador da USP, a intercambialidade vai permitir um avanço mais rápido da imunização.
Como são definidos as regras de intercambialidade dos medicamentos biossimilares?
Para o FDA, a intercambialidade significa que o produto biossimilar pode ser substituído pelo produto biológico comparador sem a intervenção do profissional de saúde que prescreveu o produto.
Quando foi liberado a resolução que oficializou a intercambialidade?
A Anvisa estabeleceu os procedimentos e requisitos necessários para que o medicamento similar possa substituir o medicamento de referência. A medida foi oficializada pela RDC 58/2014, publicada no Diário Oficial da União no dia 13 de outubro.