O inconsciente se expressa por meio dos chistes (humor), atos falhos (comportamentos inesperados), lapsos de linguagem, sonhos e na associação livre de idéias (fala livre sem crítica e sem preocupação com a coerência). ... Os sonhos são materiais do inconsciente e demonstram bem seu funcionamento.
Em um sentido amplo, mais genérico, é o conjunto dos processos mentais que se desenvolvem sem intervenção da consciência. ... O inconsciente inclui todos os conteúdos psíquicos que se encontram fora da consciência, por qualquer razão ou qualquer duração.
Mal formulada porque o inconsciente, como a consciência, não fica em um determinado lugar do cérebro. É resultante da função do cérebro no seu conjunto, organizado pela linguagem.
Analisando o significado das palavras A forma de falar, uso da palavras e os tons são outras forma de como acessar o inconsciente. Tudo faz parte do nosso ser, de modo que se conecte em uma reação em cadeia. Basicamente, o que dizemos e como dizemos está conectado com o momento em que vivemos e o que guardamos.
Logo, o inconsciente é a nossa bagagem de memórias, um repositório que nos alimenta continuamente de imagens e símbolos. De vez em quando, o inconsciente interage com a consciência, o que pode ser bom ou ruim, dependendo de como lidamos com os resultados que essa ação nos traz.
Segundo Jung, podemos chegar ao inconsciente coletivo através dos sonhos, por isso as suas investigações se concentravam no campo dos sonhos. É nesse momento que temos acesso a esse inconsciente que todos nós compartilhamos.
O inconsciente coletivo é um reservatório de imagens latentes, chamadas de arquétipos ou imagens primordiais, que cada pessoa herda de seus ancestrais. A pessoa não se lembra das imagens de forma consciente, porém, herda uma predisposição para reagir ao mundo da forma que seus ancestrais faziam.
Inconsciente Coletivo, segundo o conceito de psicologia analítica criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Jung, é a camada mais profunda da psiquê. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados, e é nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.
Dizemos aos nossos pacientes: “Fale exatamente tudo o que vier à sua cabeça. Não tenha pudores, não se preocupe com a lógica ou com o sentido, apenas deixe que as ideias invadam sua consciência e as comunique a mim. Essa é a única regra que você deve seguir. Não tem tarefa de casa, não tem exercício, nada disso.
A comunicação funciona como um veículo, um “caminhão”, que transporta nossos sentimentos e emoções em direção ao outro da forma mais inteligível possível. ... Isso é o que acontece quando praticamos a comunicação inconsciente: deixamos de dizer o que, no fundo, queremos e só transmitimos o raso, o superficial.
Ao repetir afirmações positivas, que são contrárias às suas antigas crenças, você pode aliviar o efeito das antigas crenças e substituí-las por novas. Pense em quantas vezes você repetiu para si mesmo, ou para alguém, a sua visão antiga sobre o dinheiro ou sobre o que você precisa fazer para ganha-lo.
Técnicas/etapas que ajudam na reprogramação mental
Como reprogramar a mente
Por mais que essa expressão possa soar pesada ou estranha, a reprogramação mental é simplesmente um processo de uso da própria mente para trocar informações neurais inadequadas por pensamentos mais evolutivos, com o intuito de favorecer a saúde mental e física.
Os 7 Passos da Reprogramação Mental 21 Dias – Transformações Positivas Para Sua Vida
As top 5 maneiras de reprogramar sua mente subconsciente.
Como Reprogramar a Mente Para o Sucesso: 4 Passos Para Programar o Seu Cérebro
Uma das melhores coisas que você pode fazer para reiniciar seu cérebro é, na verdade, sair e tomar um pouco de ar fresco durante uma caminhada, corrida ou sessão de ciclismo. Escolha algo de que você realmente goste para garantir que continue fazendo isso.
Como desbloquear o potencial pleno da minha mente?