Confira abaixo todas as CNAEs permitidas ao MEI
Cnaes, ou Código Nacional de Atividades Econômicas, são as normas que regulamentam e padronizam as atividades exercidas por uma empresa. Dessa forma, o Cnae é composto por sete números que são divididos em cinco níveis.
A lista de atividades permitidas ao MEI é enorme. Muitas são atípicas, indo de azulejista à vinagreiro independente. Você pode ver a lista completa de atividades permitidas aqui. Para encontrar o código CNAE da sua empresa, você pode acessar o site através do endereço https://cnae.ibge.gov.br/.
CNAE MEI – Como consultar pelo CNPJ O procedimento para realizar a consulta do Cnae pelo CNPJ é bem simples. Após acessar o site da Receita Federal, você deve preencher o CNPJ, dígitos de segurança e clicar em consultar. Após, os dados da empresa consultada, inclusive o Cnae aparecerão na página.
O transportador autônomo que quer se tornar MEI deve procurar um escritório de contabilidade para seguir os procedimentos, fazer o seu cadastro e ter condições de emitir nota fiscal de serviços de transporte de cargas.
Lista de Descritores
Assim como na fundação de qualquer empresa, abrir uma transportadora exige a legalização de documentos:
Ao abrir sua transportadora, você precisará ao menos de um galpão, um ou dois caminhões e um escritório para atender os clientes, emitir notas e organizar o negócio como um todo. Se você for econômico, poderá começar com algo em torno de R$ 250 mil até R$ 1 milhão.