SSVV significa Sinais Vitais. São eles: a pressão arterial, o pulso, a temperatura corpórea e a respiração.
Os SSVV, como também são chamados, são quantificados mediante avaliações numéricas e comparados a parâmetros tidos como normais, que podem variar de acordo com a idade, peso, sexo e saúde do paciente....Quais são os principais sinais vitais?
Os sinais vitais do corpo humano são constituídos pela temperatura, pulso, respiração e pela pressão arterial. Temperatura: é medido pelo termômetro e tem como objetivo medir o calor produzido e o calor perdido.
O Ministério da Saúde estabeleceu valores normais de referência para cada um dos sinais vitais: Temperatura corporal: entre 35 º C e 36º C. Frequência cardíaca (pulso): entre 60 e 90 bpm. Pressão arterial Sistólica: entre 100 e 140 mmHg e diastólica entre 60 e 90 mmHg.
A Frequência Cardíaca normal de um adulto em repouso situa-se na faixa de 60 a 100 batimentos por minuto, sendo geralmente mais baixa em um atleta bem condicionado. 1. Mantenha os dedos sobre a artéria carotídea; 2. Conte o número de incursões respiratórias, observando a elevação e o abaixamento da caixa torácica; 3.
Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais. Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta.
Segundo o nefrologista Décio Mion, quando os batimentos estão em 100 por minuto em repouso, eles são considerados altos; abaixo de 40 por minuto em repouso são considerados baixos.
Qual é a frequência cardíaca ideal?
13 alimentos que fazem bem ao coração
Se o seu coração bate menos de 60 vezes por minuto, ele é considerado mais lento do que o normal. Isso é chamado bradicardia e tanto pode significar um problema cardíaco grave como apenas uma adaptação fisiológica.
A bradicardia é o ritmo cardíaco irregular ou lento, normalmente com menos de 60 batimentos por minuto. Nesse ritmo, o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de forma suficiente para o seu corpo durante uma atividade ou exercício físico.
Mas quando a pessoa mede sua frequência cardíaca em repouso e acha que podia estar mais baixa, a melhor forma de normalizar é fazendo atividade física regularmente. Podem ser caminhadas, corrida, aulas de hidroginástica ou qualquer outra atividade que leve ao condicionamento físico.
Por causa da incapacidade do coração de bombear sangue de forma eficiente e fornecer a seus órgãos (como os rins e o cérebro), você pode experimentar uma série de sintomas, incluindo: Falta de ar. Inchaço dos pés e pernas. Falta de energia, sensação de cansaço.
No caso dos medicamentos podem ser prescritos remédios para controlar a pressão arterial, que melhorem as contrações do coração e diuréticos para diminuir inchaço nas pernas e líquidos no pulmão. Em alguns casos mais específicos a cirurgia pode ser indicada.
Causas do coração fraco Uma das principais causas da insuficiência cardíaca é a isquemia causada pela obstrução das artérias que irrigam o coração. Essa condição é a mesma que causa o famoso infarto do miocárdio e a famosa angina de peito.
11 sinais que podem indicar problemas no coração
"O aparecimento de tosse no período noturno ocorre porque, se o coração não trabalhar direito, na posição horizontal, que tomamos ao nos deitar, haverá um aumento do retorno de sangue para os pulmões, o que aumenta a congestão pulmonar e estimula a tosse", explica o cardiologista José Luiz.
Exames que salvam: conheça os preventivos para o coração
Durante uma crise de pânico, o ansioso experimenta sintomas que podem ser facilmente confundidos com os de um infarto: dor no peito, suores, taquicardia e palpitações, falta de ar e vertigem.
Coração acelerado, falta de ar, tremores, angústia, apreensão, suor excessivo, tensão muscular estão entre os sintomas provocados pelo transtorno de ansiedade. E o problema, além de afetar e acelerar os batimentos cardíacos, pode favorecer o desenvolvimento da hipertensão arterial e também arritmias.
Sintomas da crise de ansiedade
O infarto silencioso na mulher é caracterizado por um ataque cardíaco que não apresenta os sintomas clássicos, como a presença de uma dor muito forte no peito, em forma de aperto, que surge na região do coração mas que irradia para o braço, maxilar ou estômago.
Quando o sintoma aparece só nessa situação de esforço, é chamado de angina estável. Já a angina instável quando surge ao mínimo esforço, ou em repouso, e pode ser considerado um pré-infarto. Essas dores no peito costumam ter curta duração, mas, em ambos os casos, é preciso procurar o cardiologista.