Quando o sensor faz a medição de temperatura, ele emite um sinal através da resistência do NTC. O que o controlador de temperatura faz, é ler esse sinal e convertê-lo na temperatura real do ambiente por meio de cálculos internos.
- Existem dois tipos básicos de termistores: o termistor PTC (Positive Temperature Coeficient), que aumenta sensívelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura, e, o termistor NTC(Negative Temperature Coeficient), que diminui sensivelmente a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
Termístor (ou termistor) são semicondutores sensíveis à temperatura. Existem basicamente dois tipos de termístores: NTC (do inglês Negative Temperature Coefficient) - termístores cujo coeficiente de variação de resistência com a temperatura é negativo: a resistência diminui com o aumento da temperatura.
Os sensores do tipo NTC e PTC operam na faixa de temperatura compreendida entre -200°C a + 1000°C, os NTC possuem estabilidade na faixa compreendida entre -50°C até 150°C.
Como identificar termistores e RTDs: Para determinar se o sensor é um termistor ou RTD, bem como o tipo, você deve medir a resistência entre os dois fios de cores diferentes: Um RTD PT100 terá uma resistência de 100 ohms a 0 °C. Um RTD PT1000 terá uma resistência de 1.
Para testar o seu funcionamento, o passo seguinte é estimular a variação de temperatura (fato observável) e esperar variação na medição elétrica compatível com o funcionamento, ou seja, como se trata de um NTC um aumento de temperatura deverá ser acompanhado de uma redução da tensão elétrica medida.
Os elementos de platina Pt100 e Pt1000 oferecem a vantagem de atender a normas internacionais (IEC 60751 / EN 60751). ... Enquanto um Pt100 ou Pt1000 com a tecnologia “thin film” pode ser utilizado a temperaturas de até 500°C, um NTC comum pode ser utilizado à temperatura de até aproximadamente 150°C.
coloque o ohmímetro na escala adequada; com as pontas de prova, encoste nos polos do sensor de temperatura; anote o valor obtido no sensor do aparelho e a temperatura atmosférica; por fim, cheque se o valor temperatura do ar condicionado está de acordo com a especificada na tabela do fabricante.
Conecte o multímetro nos terminais do controlador Com o multímetro devidamente ajustado, encoste as ponteiras nos terminais referentes à carga no controlador de temperatura. Se o controlador estiver energizado e com o LED indicativo aceso, a tela do multímetro deve apresentar a tensão entre os dois pontos.
Esse sensor é a peça responsável pela leitura da temperatura do ambiente interno. Quando o equipamento atinge a temperatura programada, ele envia uma mensagem para desarmar o compressor e quando esse valor varia, outro comando é enviado para religá-lo.
Para testar o sensor você pode:
O método mais conclusivo para análise do sinal do sensor Hall é através do Osciloscópio....Teste do sinal do sensor com osciloscópio
Coloque um resistor de 120 a 270 Ohm em série com o sensor, conectando-o entre o pino de sinal do sensor e o negativo da fonte, veja foto abaixo. Alimente o sensor com uma fonte de 12V. Com um multímetro ou osciloscópio meça a queda de tensão no resistor, passando um imã próximo à ponta sensora.
Como você identificará o nível correto do fluído de freio?
Segundo Daniel, as causas para uma falha drástica no freio podem ser muitas: pode ser que você pise no pedal até embaixo e o carro não responda. Aí é o caso do cilindro mestre, peça que fica depois do pedal, que não gera a pressão hidráulica suficiente para a frenagem.