Quando olhamos na direção de algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega à íris, que regula a quantidade de luz recebida por meio de uma abertura chamada pupila. Quanto maior a pupila, mais luz entra no olho. Passada a pupila, a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina.
Localizada na parte interna dos olhos e anterior ao globo ocular, a córnea é um tecido fino, transparente e resistente, responsável por focar as imagens e por captar a luz.
As lentes de contato são lentes corretivas posicionadas na superfície da córnea dos olhos a fim de corrigir erros simples de refração. Seu uso pode ser feito também na reabilitação pós-refrativa e quando há defeito epitelial persistente.
Lentes Corretivas – Lentes de Contato e Óculos Os erros de refração como miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia podem ser corrigidos pelo uso de lentes corretivas, como óculos ou lentes de contato. Não se trata exatamente de cura, mas da correção óptica com eliminação dos sintomas durante o uso.
As lentes de contato são discos de plástico finos e transparentes colocados na córnea. Como os óculos, elas corrigem erros de refração, como miopia (visão de perto) e hipermetropia (visão de longe). Com essas condições, o olho não focaliza a luz diretamente na retina como devia, o que resulta em visão embaçada.
Olá, nem todos os tipos de Estrabismo podem ser corrigidos com uso de óculos ou lentes de contato. Um tipo de Estrabismo que pode ser corrigido com óculos é a esotropia acomodativa, causada pelo grau moderado ou alto hipermetropia.
Um bom exercício que ajuda a coordenar os músculos dos olhos e melhorar o estrabismo consiste em:
No estrabismo acomodativo, o tratamento passa pela correção do erro refrativo (hipermetropia) através da prescrição de óculos. A ambliopia ou olho preguiçoso deve ser tratado o mais breve possível, colocando um oclusor sobre o olho com boa visão.
Isso ocorre porque os reflexos que alinham os olhos ainda não estão maduros. Após os quatro meses isso não deve mais ocorrer, pois qualquer desvio ocular freqüente ou permanente, em qualquer idade, é estrabismo e não cura sozinho.
Estrabismo vertical (hipertropia): quando o olho é voltado para cima (para a testa), ou para baixo (para as bochechas);...Os principais sinais de estrabismo infantil são:
O estrabismo é um desvio nos olhos que ocorre quando os bulbos oculares não ficam alinhados corretamente....Sintomas do estrabismo em crianças
Em crianças a partir de 6 meses de idade, estrabismo é frequentemente causada por um erro de refração (hipermetropia excessiva) ou por um desequilíbrio na força dos músculos que controlam a posição dos olhos.
O estrabismo infantil é um problema de visão que tem tratamento e cura, mas que precisa ser identificado o quanto antes. Dentre as possibilidades estão o uso de óculos, tampões e mesmo de toxina botulínica. Em último caso, a cirurgia é o tratamento indicado para evitar problemas mais intensos.
O que é a hipermetropia infantil A hipermetropia infantil de nada difere da de um adulto. A condição faz com que os hipermetropes tenham a visão das imagens totalmente desfocadas tanto de perto quanto de longe. Os principais sintomas nas crianças são o cansaço ocular, a irritação dos olhos e lacrimejamento.
A hipermetropia pode ser corrigida com o uso de óculos, lentes de contato ou por meio de cirurgia. Lentes de contato: as lentes também funcionam corrigindo a refração distorcida, o que permite um foco mais preciso.