Da mistura do sêmen de Uranus com a espuma do mar, nasceu a deusa Vênus. No quadro, Vênus emerge das águas sobre uma concha, sendo empurrada para a margem por Zéfiro, o Vento Oeste, símbolos das paixões espirituais, e recebendo, de uma Hora (as Horas eram as deusas das estações), uma manto bordado de flores.
Resposta. Resposta: ao fundo realçadas por tons mais escuros para dar a ideia de profundidade ao retrato. Realismo: A nudez do homem como protagonista da obra.
Galleria degli Uffizi
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica. Para compreender cada uma dessas características, é preciso saber como se desenvolveu o movimento renascentista.
Resposta: Os principais aspectos valorizados pelos artistas renascentistas remontam ao que era apreciado na Grécia e em Roma, durante a Antiguidade Clássica, como o racionalismo, o espírito crítico e o naturalismo.
Diferentemente da arte medieval, o renascimento artístico esteve inspirado na antiguidade clássica, ou seja, nas artes greco-romana, que haviam sido esquecidas durante séculos. ... Assim, o teocentrismo medieval dá lugar ao antropocentrismo renascentista, com a chegada da Idade Moderna.
A arte do Renascimento é chamada de A- barroca, e se inspira no gótico e no românico.
Resposta. Resposta: durante o Renascimento, convencionou-se chamar a Idade Média de Idade das Trevas pelo fato de os renascentistas se colocarem como herdeiros do pensamento e da ciência desenvolvidos por gregos e romanos, fazendo renascer a cultura da Antiguidade.
De longe, a contribuição mais significativa da França para a música no período da Renascença foi o chanson. O chanson era uma variedade de canções seculares, de caráter altamente variado, e que incluía algumas das músicas mais populares do século 16: de fato, muitas canções foram cantadas em toda a Europa.
A França não dominou a economia do Brasil como a Inglaterra ou Portugal, mas foi responsável pela primeira colonização cultural do país, influenciando o comportamento das elites, determinando modelos de vida social e referências intelectuais, desde a filosofia até a moda, da gastronomia à literatura.
-A França vivia uma intensa crise econômica durante as décadas de 1770 e 1780, e essa, em partes, motivou o início da revolução. -O estopim que espalhou o ímpeto revolucionário pela França foi a Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789.
Os franceses fazem parte da história do Brasil desde o seu descobrimento. Mas, apesar do intenso comércio e das tentativas de colonizações, a maior influência foi no campo do pensamento e das artes, principalmente por conta dos portugueses, que trouxeram a cultura francesa para a colônia.
Resposta. a principal herança era a gastronomia, com a vinda da família real portuguesa no país,após aquele Bloqueio Continental imposto por Napoleão Bonaparte e a consequente invasão francesa em Portugal. E depois, essa herança culinária francesa se consolida durante o século XX.