Como usar o Google Acadêmico
Para usar o Google Acadêmico primeiramente acesse a página scholar.google.com. Lá, você vai encontrar uma interface bastante familiar, com buscador e tudo, então é só digitar em busca de algo.
O que é o Google Scholar O Google Acadêmico é um serviço de busca do Google voltado especialmente para estudantes, pesquisadores, cientistas, universitários e curiosos. A ferramenta funciona como um repositório de teses, artigos científicos, resumos, monografias, dissertações e livros.
O Botão do Google Acadêmico é uma extensão para Chrome que agiliza esse processo, porque fica embutido no navegador. Para usar, é só baixar o programinha e, a partir daí, clicar no ícone azul com o chapéu de formando no canto superior direito para abrir a caixa de inserção.
Na página inicial do Google Acadêmico, clique no menu de três linhas no canto superior esquerdo da tela e depois clique em “Pesquisa avançada”. Nesta janela você pode definir buscas com várias opções de palavras-chave, excluir opções e onde elas aparecem no artigo.
Passo 2: Definir palavras chave Para encontrar bons artigos, você deve inicialmente deixar bem claro o que você quer buscar. Por isso é de extrema importância ter bem definido qual tema você deseja pesquisar. A busca por artigos nas bibliotecas onde eles estão armazenados é feita através de palavras chave.
Confira nossa lista com 6 sites de pesquisas acadêmicas!
5 dicas para encontrar fontes de pesquisa confiáveis
Saiba como procurar artigos acadêmicos de graça na Internet
Chama-se PubMed Central http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/ e é um braço da base dados PubMed que possui conteúdo 100% aberto, independentemente de qualquer tipo de assinatura, cadastro, afiliação etc. É só acessar o link e fazer uma busca pelo assunto de interesse. Encontrou os artigos? Pode baixar quantos quiser!
Para pesquisar sobre um autor específico, digite “Autor: nome”. Passo 3. Ainda há como incluir e retirar da busca resultados de citações e patentes com a palavra-chave escolhida. Basta desmarcar ou marcar no menu lateral.
ATENÇÃO: Para fazer a busca dos artigos que lhe interessam é preciso, em primeiro lugar, acessar o Sci-Hub clicando em um dos links acima e, depois, fornecer o número do DOI (Digital Object Identifier) ou o endereço eletrônico (URL) da publicação. A busca por palavra-chave no Sci-Hub está temporariamente indisponível.
Tribunal de Moscou ordena que operadoras bloqueiem o repositório Sci-Hub em toda a Rússia; decisão favorece as editoras Elsevier e Springer Nature. O Sci-Hub, repositório alternativo que burla o paywall de grandes publicações científicas, possui dois inimigos mortais: as editoras Elsevier e Springer Nature.
Sci-Hub é um site que oferece acesso gratuito a milhões de artigos cientificos e livros acadêmicos, violando os direitos autorais e burlando o muro de pagamento das editoras de várias maneiras.
Agora que você sabe onde encontrar o código DOI da sua publicação, basta entrar no site da Crossref ou da DOI Foundation que você conseguirá encontrar a publicação original.
Onde encontrar o ISSN em uma publicação? Normalmente o ISSN costuma ficar bem localizado, normalmente na capa ou logo abaixo do título de uma publicação. Por exemplo, quando as revistas têm seus próprios sites costumam deixar no cabeçalho e rodapé, assim como nos artigos científicos.
DOI significa Digital Object Identifier, ou seja, Identificador de Objeto Digital. É um padrão para identificação de documentos em redes digitais. Composto por números e letras, é atribuído a um objeto digital para que este seja identificado de forma única e persistente no ambiente Web.
Para comprovar artigos em periódicos basta enviar a primeira página, desde que contenha os nomes dos autores e os dados do periódico (nome, issn, data de publicação, volúme, número do fascículo e número de páginas) .
COMO FAÇO PARA COMPROVAR UM TRABALHO PUBLICADO EM ANAIS DE EVENTOS? O comprovante de qualquer trabalho publicado em anais de eventos é a primeira página do artigo/resumo na publicação juntamente com o número ISSN (International Standard Serial Number) dos anais.
Caso você esteja lendo o trabalho em um arquivo PDF, se ele estiver com depósito DOI, você encontrará o código no cabeçalho ou rodapé da primeira página do texto.
ISBN, ISSN e DOI são três siglas criadas para identificar livros, revistas e documentos periódicos. ... International Standard Book Number – ISBN. Internacional Standard Serial Number – ISSN. Digital Object Identifier – DOI.
Como colocar isto na referência? Não há uma regra na ABNT quanto ao DOI, mas sugere-se que este seja incluído nas referências como uma nota, já que a partir dele é possível localizar o documento.
É bem fácil encontrar o ISBN de um livro, normalmente ele fica na contracapa e ficha catalográfica. Em caso de ter apenas o registro do ISBN como código de barras na contracapa do seu livro, você precisará de um decodificador para leitura. Existem aplicativos mobile que prometem fazer leitura de códigos de barras.