Anexar fotocópia da carteira de identidade e do CPF (cartão do CPF, comprovante de inscrição no CPF ou documento oficial no qual conste o número do CPF) das testemunhas; Observação: A declaração deve ser de próprio punho (escrita à mão) com reconhecimento da firma em cartório da assinatura do declarante.
Eu, __________________________________________, CPF ____________ declaro para os devidos fins que recebo aluguel do imóvel situado no endereço ______________________________________________ bairro_________________ cidade/estado _______________________ no valor mensal de R$ _____________, pago pelo inquilino ...
cópia do comprovante de endereço; cópia do comprovante de renda (pode ser o Imposto de Renda detalhado do último ano, a Carteira de Trabalho, os últimos 3 contra-cheques etc. Em geral é exigido que o locatário tenha renda três vezes superior ao valor do aluguel); cópia do cartão do banco ou extrato bancário.
Então, o comprovante de renda será um documento indispensável para a liberação do crédito e para garantir que você pode arcar com as dívidas. Na prática, diversos documentos cumprem essa função, como extratos bancários, carteira de trabalho, declaração de Imposto de Renda, holerite e decore.
Em geral, para alugar um imóvel, o potencial inquilino deve, além de comprovar sua renda, ser maior de idade (a partir de 18 anos), bem como apresentar RG, CPF e comprovante de residência. Se você é um trabalhador com carteira assinada ou atua no funcionalismo público, a comprovação de renda é relativamente fácil.
São eles:
Atenção corretores: 7 dicas para alugar seu imóvel mais rápido
Para o locatário, são exigidos os seguintes documentos:
Maior necessidade de burocracia Para que o proprietário se sinta seguro em alugar o imóvel para você, ele precisará de uma série de garantias. ... Caso você não tenha ninguém a quem recorrer para entrar no contrato como fiador, é possível também buscar um seguro-fiança.